Peregrinações

de Ruskin Bond

em 05 Set 2011

(...anterior)

Levantar cedo para saudar a madrugada provou ser desnecessário, porque as montanhas em redor não permitem a entrada do sol até às 9h da manhã. Mas os que o fizeram, corriam, exclamando com alegria aquilo que descreviam como gulabi thand, literalmente “frio rosado”. A garantia de tornar as bochechas rosadas! Uma expressão encantadora, mas eu prefiro o bronzeado rosado e permaneci debaixo das mantas pesadas até o sol subir na montanha e jogar os seus raios dourados ao longo do rio.

É meados de Outubro, e depois do Divali o santuário e a pequena cidade se fecha no Inverno, os pandits se retiram para o calor relativo de Mukbha. Logo, a neve cobrirá tudo, e até os pássaros assobiadores com plumas de cor púrpura (conhecidos por katura), que adoram sombras profundas, mudam-se para mais longe, no vale. E, mais abaixo ainda, abaixo da linha florestal, os robustos agricultores Garhwalis começam a colheita nos campos e nos terraços, cobertos de desenhos amarelos, verdes e dourados, acima do rio verde-escuro.
Sim, o Bhagirath está sempre verde. Embora profundo e imediato, ele apresenta uma certa serenidade. Em lugar nenhum ele parece rápido e confuso – diferente do turbulento Alaknanda, furioso e irritado quando se esmaga violentamente sobre uma cama de rochas. O Bhagirathi corre livremente, em paz consigo e com os devotos. Em todos os lugares, ele parece achar uma verdadeira harmonia e equilíbrio.

Cortesia da Revista India Perspectives