Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Nutrição
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 2 de 2
Hortaliças e longevidade

de Spiritus Site

em 02 Out 2011

  (...anterior)
Segundo um artigo da especialista Sandy Baumann uma percentagem de desidratação no corpo humano de 2% diminui o desempenho cerebral. Quando se sente sede é porque o corpo e o cérebro já estão desidratados. A necessidade de ingestão de água está de acordo com o peso corporal, que numa regra de orientação, requer 30ml por kg.

Quando o organismo tem carência de água, remove a água dos aparelhos respiratórios e digestivo e dos líquidos contidos nas articulações para manter o volume de sangue. Ao reduzir a quantidade de água nessas zonas afecta também o cérebro. Quando há desidratação, fica afectado o aparelho digestivo, provocando obstipação, que aumenta a absorção intestinal de amoníaco. A abundância de amoníaco pode provocar encefalopatia (função cerebral anormal) cujos sintomas se revelam em confusão de pensamento e sonolência. Também a desidratação do aparelho respiratório aumenta o risco de infecções dos seios perinasais, reduzindo o fluxo de oxigénio para o cérebro, bem como, a falta de água do líquido sinovial causa dores articulares, que dificultam a concentração mental. A desidratação também pode causar fadiga, boca seca, urina amarelo-escura e congestão nasal.

Conclui a cientista, que quem consome regularmente frutos e legumes absorve água destas fontes, mas os que os evitam têm de beber uma maior quantidade.
   
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®