Sistemas Religiosos e Filosóficos
Os Monpas de Arunachal

de Ashok Nath

em 09 Fev 2012

(...anterior) Há pouco tempo foi completamente renovado, e as estruturas em madeira foram substituídas. O edifício foi construído no estilo arquitectónico tradicional budista e o interior é ricamente embelecido com pinturas, murais, esculturas e gravuras. O mosteiro tem um ídolo gigantesco do Senhor Buda, feito em latão, que tem uma altura de quase dez metros. O mosteiro é associado com o famoso festival de Torgya que se realiza durante o ano novo budista, Losar. Celebra-se esse festival para eliminar os espíritos maléficos para que as pessoas possam gozar duma vida próspera e feliz no ano seguinte.

No pátio do mosteiro fazem-se uma variedade de danças rituais por pessoas utilizando lindos trajes e máscaras coloridas. Cada dança é associada com um mito ou lenda. Danças como a Pha Cham são representadas pelo povo. Losker Chungiye Cham, onde os dançarinos se vestem a representar vários animais são feitos pelos monges. Além disso, algumas danças podem ser representadas apenas no mosteiro durante as cerimónias religiosas enquanto se pode fazer outras durante qualquer ocasião festiva.

Cortesia da Revista India Perspectives