Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Vários temas
Peregrinações
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 2 de 2
O Ganges

de India Perspectives

em 24 Fev 2012

  (...anterior)

Varanasi, Kashi ou Bénares (três nomes para uma só cidade) figura entre as cidades mais antigas do mundo e representa o coração espiritual da Índia.
Tomar banho no Ganges em certos lugares purifica a alma. Existem vários lugares santos assentes nas suas margens. Varanasi, Allahabad, Rishjkesh e Hardwar são só alguns exemplos célebres.
E outra agradável experiência da fascinante e misteriosa Índia: misturar-se com os peregrinos… Experimenta-se uma elevação espiritual ao constatar que uma das mais antigas religiões do mundo está ainda viva e pratica-se de forma apaixonada.
Outras cidades sagradas em torno de Varanasi. Sarnath, Patna, Gaya.

Sarnath - É o sítio mítico onde Buddha (§) pregou o seu primeiro sermão. Um dos lugares mais ricos em termos de antiguidades budistas do período de Ashoka, até ao século XII.

Patna. - A cidade denominada antigamente Pataliputra, a cidade do célebre imperador Ashoka. Também era denominada por Kusumpur e Pushpapura, duas formas de dizer “Cidade das flores”. É uma cidade rica em culturas e religiões centenárias. Pode-se ver o passado nas ruínas de Kumrahar, no palácio do imperador Ashoka, na biblioteca oriental Khudabaksh, em Harmandir.

Gaya - Esta cidade é uma etapa importante no percurso que leva os peregrinos de Varanasi e Allhabad a Bihar. É aqui, nas margens do Ganges, onde os devotos vêm celebrar os seus rituais funerários em honra dos seus antepassados. Segundo as suas crenças, este ritual liberta as almas do ciclo hindu dos renascimentos.
O templo de Vishnupad: adora-se aqui as pegadas dos pés do deus Vishnu. O rio Niranjana, em cujas águas o Buddha tomou banho quando acabou a sua penitência. Discorre tranquilo ao longo desta aldeola sossegada. Ao pé da árvore Bodhi, Gautama alcançou o Nirvana e converteu-se no iluminado. O templo piramidal de Mahaddhi, único no seu género no estilo de arquitectura budista, alberga uma estátua dourada gigantesca de Buddha e um átrio ricamente adornado. Ao sul, o lago de lótus onde Buddha tomou banho.
   
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®