Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Meditação
Orações
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 2 de 2
Avé Maria como rezá-la

de Lubélia Travassos

em 26 Mar 2012

  (...anterior) Sendo que “Japa” é a prática feita pelos Yogis, na repetição de mantras em tom de murmúrio, e a repetição destes mantras “Japa” é uma corrente ou cordão de energia. Mala é uma palavra com vários significados, que em sânscrito quer dizer “cordão de contas”. Existem, por isso, duas correntes, uma espiritual, o “Japa” e a outra material, o “Mala”. Assim, as energias espirituais invocadas “Japa” passam as energias para o “Mala”.

Então, os exploradores Romanos trouxeram o “mala” para o império romano como sendo um “rosarium”. O rosário ou terço, como o conhecemos, possui 50 contas separadas de dez em dez por outra maior, e os seus extremos se unem numa cruz (§), totalizando, assim, 54 contas, que é a metade do rosário oriental de 108 contas. Os Hindus quando decidem fazer um mantra, por mais de 108 vezes, colocam um grão de arroz, para cada 108 vezes, dentro de uma tigela. O número 108 é, portanto, o resultado de nove vezes o número doze. O poder dos nove, ou novena, é uma prática antiga na religião católica, enquanto o número três tem o poder da Chama Trina, ancorada no coração dos filhos e filhas de Deus.

É a chama do Poder, da Sabedoria e do Amor de Deus, manifestando-se no homem a Trindade do Pai, do Filho e do Espírito Santo. O número doze significa os doze Apóstolos de Jesus, assim como os doze meses do ano, as doze legiões de anjos (§), as doze hierarquias celestiais, referindo-se cada uma delas a um signo zodiacal, e as doze horas que marcam o relógio. Existem também as doze virtudes de Deus (poder, amor, mestria, controle, obediência, sabedoria, harmonia, gratidão, justiça, realidade, visão e vitória divina); o chakra do coração tem doze pétalas (que significa 12 vibrações), etc., por isso o número 108 tem grande poder, visto representar a multiplicação dos poderes de nove por doze, ou seja a confirmação da vontade de Deus nos 12 raios da consciência divina manifestados na Terra.

Quanto ao Budismo Tibetano é comum a utilização de “malas” maiores, de 111 contas, isto é, contam um “mala” como 100 contas e usam 11 extra para compensar possíveis erros cometidos pelo caminho. Os maometanos também têm um “mala” (rosário) que se chama “tasbi”, e têm-no sempre nas mãos enquanto fazem as suas orações, rolando as contas entre os dedos enquanto repetem o nome de Alah. A tradição islâmica usa um rosário de 99 contas, que se divide em três séries de 33 contas, representando cada uma delas, um mundo. Dizem que a conta que falta, para completar 100, só se encontra no Paraíso.

Ora, sendo a Ave-Maria um potencial mantra de energia divina, a sua vibração poderá ter grande influência no nosso interior, não só para nos proporcionar mais espiritualidade, como também saúde, e nos induzir a um acto de louvor à Mãe (§) Divina. Desta forma, a maneira mais correcta de recitá-la, será:

Ave-Maria, cheia de graça
O Senhor é convosco,
Bendita sois Vós entre as mulheres,
Bendito o fruto do Vosso ventre, JESUS!


Santa Maria, Mãe de JESUS,
Rogai por nós Filhos e Filhas de Deus,
Agora e na hora da nossa vitória,
Sobre o pecado, a doença e a morte!
AMEN!
   
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®