Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Sagrados
Sugestões de Leitura
Especiais
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 4 de 4
Galahad

de Kara L. McShane

em 30 Mar 2012

  (...anterior) Neste contexto, o cavaleiro perfeito torna-se o filho dos amantes ideais, a pureza de Lancelot e o amor de Guinevere superam a natureza adúltera (e, portanto, socialmente inaceitável) de seu relacionamento. Hovey, Erskine e White revisionam Galahad para comentar sobre expectativas sociais e a torná-lo mais interessante para os leitores modernos.

Além de sua popularidade na literatura, Galahad tem sido um tema popular de representação visual. Galahad era muitas vezes usado para representar "ataques inspirados ao mal*" (Whitaker 236). Como na poesia, muitas pinturas de Galahad enfatizam a sua perfeição e pureza, um exemplo famoso é "Sir Galahad" (1862) por George Frederic Watts (1817-1904). O Galahad de Watts é representado de perfil como olhando em frente e levando o seu cavalo, o seu elmo fica para trás, de modo a que seu cabelo encaracolado e características faciais jovens idealizadas sejam visíveis. A luz do sol ilumina o rosto e o ombro de sua armadura. A Pintura de Arthur Hughes, também intitulado "Sir Galahad" (1870), retrata um Galahad humanizado que contrasta com redondeza sobrenaturais.

Enquanto muitos artistas representam o cavaleiro inabalável, a pintura de Hughes mostra um cavaleiro determinado, mas humilde, que se debruça sobre o seu cavalo enquanto cavalga em frente na direcção de três anjos (§) brilhantes na parte superior direita da tela. Os anjos são a fonte de luz na pintura. Joseph Noel Paton
em "*Sir Galahad and an Angel*" (1884-1885) mostra Galahad a cavalo na frente de uma formação rochosa. Um anjo está apenas um pouco atrás dele, ambas as figuras a olhar para o céu no mesmo ângulo. Outras representações de Galahad em arte incluem* Religion: The Vision of Sir Galahad and his Company* (1852), um fresco projetado por William Dyce para o quarto de vestir da Rainha no Palácio de Westminster, e uma série de tapeçarias desenhadas por Edward Burne-Jones que ilustram a "*Tale of the Sankgreal*" de Malory (Whitaker 199). As tapeçarias, projetados para a casa de W.K. D'Arcy em Stanmore Hall, incluem uma chamada "*The attainement of the Holy Grail*" (1898-9), que retrata Galahad olhando para o Graal (§); Perceval e Bors, embora estejam na cena, estão separados de Galahad e de sua visão por três anjos.

Livros ilustrados do final do período vitoriano fornecem uma fonte particularmente rica em imagens de Galahad. Por exemplo, representações fotográficas de Julia Margaret Cameron foram concebidas para acompanhar uma edição ilustrada de* Idylls* de Tennyson (Mancoff, Return, 137). O trabalho de Arthur Rackham "*How Galahad drew out the sword from the floating stone at Camelot*" apareceu pela primeira vez em "*O Romance do Rei Arthur e seus cavaleiros da Távola Redonda"* (1917) de Alfred Pollard, uma abreviação de Malory (Mancoff, Revival, 267). As representações de Rackham enfatizam os elementos fantásticos e grotescos à cena que ele ilustra, ao mesmo tempo que mantém imagens Arturianas estabelecidas; no processo, sua arte cria uma imaginativa re-visão dos contos arturianos (Mancoff, Revival, 268).

Mais tarde, ilustradores de livros incluem Howard Pyle, ilustrador de* A História do Graal e da Morte de Arthur* (1910), e Anna-Marie Ferguson, cuja arte enriquece a edição da Cassell 2000 & Company da* Le Morte D'Arthur de Malory* (Lupack, ilustrando Camelot , 194, 219). Ferguson muitas vezes representa ilustrações pequenas de momentos do texto de Malory, com uma ênfase especial sobre as mulheres do rei Artur. Por exemplo, além de uma ilustração de Galahad na busca do Santo Graal, ele também aparece em uma ilustração da irmã de Perceval, no qual ela oferece o seu sangue para
salvar a senhora de um castelo (Lupack, ilustrando Camelot, 229).

Antologias das aventuras de Galahad são muitas vezes feitas para crianças, para quem o cavaleiro perfeito é apresentado como um modelo comportamental e uma inspiração. Como figura altamente reconhecível na tradição arturiana, Galahad foi imortalizado por jogos de vídeo ( http://cheats.gamespy.com/genesis/galahad/), filmes (como os de 1950

Aventuras de Sir Galahad, dirigido por Spencer G. Bennet) , bandas de rock ( http://www.galahad.de/index4.html) e brinquedos.(http://megomuseum.com/legend/skgalahad.html). Também aparece ao lado de Kay, Gawain, e Tristan no livro* Camelot 3000 Comic Book* e no cómico de 1991 DC Justice League Europe Annual.

Kara L. McShane (Http://www.lib.rochester.edu/camelot/galmenu.htm)
   
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®