Sagrados

de Alejandro Corniero

em 11 Ago 2012

(...anterior)
À margem do facto da existência de Brahman, não há nada que se possa comprovar como absolutamente certo, e a verdade das Escrituras declara:
«Verdadeiramente, Tudo é Brahman ».

Guarda-te do grandioso espectáculo deste mundo, que é tão substancial para a vista e tão absurdo para a experiência; é a guarida dos dragões do desejo lançando a venenosa espuma de suas paixões.

Tenta abandonar os teus desejos e evitarás todas as dificuldades; deixa de pensar em algo e o apego por ele desaparecerá por si só. Até o simples pisar de uma flor é acompanhado por um esforço, mas não é preciso qualquer esforço para destruir o desejo, porque ele desaparecerá por si mesmo, se não se pensar nele. Para colher uma flor, tens de abrir a mão, mas para destruir teus frágeis e enganosos desejos, não tens de fazer nada.

Afastando os pensamentos dos objectos e fixando-os em Brahman, serás capaz de realizar o que é impossível para os demais.

A inteira preocupação das nossas vidas é desejar e fazer, e a seguir, desejar novamente; contudo, quando se extirpa da alma toda a sua inquieta propensão, fica liberta de toda a ansiedade.

Abandona a tua louca confiança depositada nos fenómenos visíveis, larga tudo isso e permanece enraizado na consciência do “Sou o Infinito”.

Antes de ter apagado da alma a ideia de que há coisas desejáveis, e outras que não o são, é difícil encontrar a paz e a graça da serenidade, como é difícil à luminosidade da luz trespassar um céu encapotado.

Os nossos desejos e aversões são como dois macacos que vivem na árvore do nosso coração; enquanto a sacudirem e agitarem com suas brincadeiras e saltos, não pode haver repouso.»

1. O ego empírico. Vide nota 3. III Palestra
2. A tradição hindu mantém que ninguém pode alcançar a realização apenas com a leitura de livros, com cerimónias rituais, ou com práticas de ordem ética; é necessário um Mestre vivo (guru).
3. Na creação do mundo descrita nos Upanishads, o Universo, na sua primeira forma e como alma cósmica (Hiranyagarbha) , é chamado de Ovo do Brahmā, o Creador segundo a tradição hindu.
4. Breve oração mística dada por um Mestre a um discípulo admitido após uma iniciação yóguica. Quando repetido correctamente proporciona a consciência espiritual.