Peregrinações
Começos Felizes

de Urmila Marak

em 20 Ago 2012

(...anterior) A Era ou Samvat Vikrama foi fundada pelo imperador Vikramaditya de Ujjain após sua vitória sobre os Sakas em 56 a. C. Um calendário lunar é baseado na antiga tradição hindu e está 56,7 anos à frente (na contagem) do calendário gregoriano. No norte da Índia, o calendário começa com a lua nova do mês de Chaitra (Março/Abril). Mas na Índia ocidental, a mesma época começa com a lua nova do mês de Kartika (Outubro/Novembro). No Nepal, onde está o calendário oficial, ele começa em meados de Abril e marca o inicio do Novo Ano solar.

As diferenças entre as datas do Ano Novo podem ser explicadas pela precessão do eixo da Terra. O calendário védico tradicional usado para iniciar com o mês de Agrahayan (agrah, viagem e ayan do Sol) ou Margashirsha (Outubro/Novembro). Este é o mês em que o Sol cruza o equador, ou seja, o equinócio vernal. Devido à precessão do eixo da Terra, o equinócio vernal agora corresponde ao mês de Chaitra (Março/Abril). Assim, alguns calendários começam com Chaitra como o primeiro mês, que é o mês actual do equinócio vernal. A mudança no equinócio vernal por quase quatro meses, calculada de acordo com o movimento das estrelas (§), mostra que as convenções originais de nomeação podem datar do quarto ou quinto milénio a. C., desde o período da precessão do eixo da Terra é de cerca de 25.800 anos.

Ambos Vikrama e o Shalivhana possuem ciclos anuais de 12 meses, cada mês é dividido em duas fases: a “meia lua” (Shukla Paksha) ou quando a lua cresce e “metade negra” (Krishna Paksha) quando ela diminui. Assim, o período que se inicia a partir do primeiro dia após a lua nova e terminando no dia de lua cheia constitui o Shukla Paksha ou “parte brilhante” do mês, o período que se inicia a partir do dia da lua cheia e incluindo o dia da próxima lua nova constitui o krishna Paksha ou “parte escura” do mês. Apesar de cada mês no calendário Shalivahana começar com a “meia lua” e ser seguido pelo “lado escuro”, o oposto ocorre no calendário Vikrama.
Os nomes dos 12 meses, como também a sua sequência, são os mesmos em ambos os calendários; no entanto, o Ano Novo é comemorado em pontos distintos durante o ano. O calendário Vikrama começa com o mês de Baishakh (Abril) ou Kartik (Outubro/Novembro), em Gujarat. Em Gujarat, o Diwali é realizado no último dia do calendário Vikrama e o dia seguinte marca o inicio do Ano Novo e também é referido como Annakut, Nutan Varsh ou Bestu Varsh. O calendário Shalivahana começa com o mês de Chaitra (Março) e o Ugadi em Karnataka, Andhra Pradesh e Gudi Padwa em Maharashtra e Goa marcam o Ano Novo.

Assim, em Março, Abril ou Outubro/Novembro, é possível participar das celebrações do Ano Novo em algum lugar na Índia. Baisakhi em Punjab, Bihu em Assam, Vishu em Kerala, Ugadi em Karnataka e Andhra Pradesh, Gudi Padwa em Maharashtra e Goa, Vishuwa Sankaranti em Orissa, o Ano Novo é conhecido por diferentes nomes em diferentes partes do país, mas em todos os lugares é comemorado para garantir a paz, harmonia e boa sorte.

Matizes da Celebração
(Brinda Gil)
O Ano Novo hindu é comemorado em toda a Índia no primeiro dia do mês de Chaitra que, de acordo com o calendário gregoriano ocorre em Março/Abril. Marca a chegada da Primavera e está ligado com o ciclo agrícola – a época da colheita ou da sementeira. O Ano Novo em Maharashtra e Goa é chamado Gudi Padwa. Celebrado no primeiro dia de Chaitra, leva o seu nome do gudi, que é içado das varandas ou janelas. O gudi é um pólo tendo um pano verde ou amarelo com uma borda de brocado na ponta colocado num recipiente de metal invertido, uma série de cristais de açúcar decorativos, folhas de margosa, folhas de manga e uma grinalda de flores. Neste dia, a especialidade preparada é shirkhand, uma preparação de yogurte doce.

Nos estados do sul da Índia de Andhra Pradesh e Karnataka, Ugadi, que cai no primeiro dia de Chaitra, marca o início do Ano Novo. Devotos enchem templos para orações nesse dia.