Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Arte
Biografias
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 3 de 4
Nicholas Roerich

de Spiritus Site

em 20 Nov 2012

  (...anterior) O conhecimento acumulado e a aspiração à perfeição davam uma solução vitoriosa aos problemas, o que levou as pessoas á sua volta na direcção do caminho único e luminoso.

Desenvolvia-se a mais ampla correspondência, eram escritos livros, traduzidos trabalhos de muitos volumes e tudo isto era feito com espírito surpreendentemente infatigável. O Movimento das Mulheres, as pesquisas cosmológicas, o serviço à Ética Viva. Tudo isto pode-se encontrar em cartas suas aos amigos. Helena opôs-se à publicação das suas cartas, mas nós, sue numerosos amigos, temos trocado cópias que foram indicações valiosas. Através da gradual publicação dessas cartas, será revelada a amplidão do pensamento desta notável mulher russa. Tanto na Rússia como no exterior, durante as suas viagens pelo mundo, ela sempre se entregou a ambos os serviços tanto ao seu próprio país quanto à humanidade. Helena Roerich (§) sempre sonhou publicar um livro valioso, trabalho bibliográfico dedicado à mulher. Mais do que tudo, ela nunca teve em mente um afastamento do mundo, pelo contrário ela sempre pensou na mais ampla e próxima cooperação, que removeria de vez as limitações convencionais da ignorância.

Numa das cartas, Helena Roerich responde às inquietações de alguns leitores quanto à proveniência desses ensinamentos e ao modo como foram escritos. Esclarece que esses dados estão incluídos no texto, e que tais preocupações demonstravam a superficialidade com que a obra estava sendo lida. É que o valor de uma inscrição está na verdade transmitida e é reconhecida por si, pela vibração dela emanada. Pelo impulso emitido ao interior de quem a contacta. Em muitos casos, o canal de captação, mero intermediário, deve permanecer temporária ou definitivamente anónimo, para não atrair sobre si a atenção a ser devotada ao ensinamento. Sobre os livros da série Agni Ioga, Helena declarou que os livros chegariam às mãos certas, pois muitas almas esperam por luz e por novos valores diante da actual divulgação, confusa, de conceitos ditos esotéricos. Helena Roerich também orientou: “Temer os lobos significa privar-se de ir à floresta, deixar de colher seus frutos”. Nas suas cartas Helena Roerich esclareceu que as maiores calamidades não são as epidemias, mas sim as perversões psíquicas, condições em que as pessoas perdem a autoconfiança, excitam a mente no exercício de injúrias, odeiam o que está além da sua própria compreensão e, por fim, caem em estado de irresponsabilidade e depravação. Mas, segundo ela, as forças involutivas sempre acabam sendo canalizadas para o Bem pela Hierarquia espiritual, verdadeiro governo do mundo. Helena Roerich também era mensageira dos Mestres Ascensos. Uma das suas missões foi traduzir parte da obra de Helena Blavatsky.
Fundaram a Sociedade Agni Yoga (§), que expôs a “ética viva”, compreendendo e sintetizando as filosofias e ensinamentos religiosos de todos os tempos.

A Sociedade Agni Ioga é uma instituição de ensino sem fins lucrativos, incorporada em 1946 sob as leis do Estado de Nova Iorque, é á totalmente suportada por contribuições voluntárias e taxas de adesão. Os objectivos da sociedade Agni Yoga estão incorporados na filosofia que lhe dá o nome – Agni Yoga. Assim, como consta dos livros da série com o mesmo nome publicados pela sociedade, neles se encontra uma síntese das antigas crenças orientais e pensamento ocidental moderno e uma ponte entre o espiritual e o científico. Ao contrário de muitas escolas de yoga criadas anteriormente, a Agni Yoga não é uma caminho de disciplinas físicas, meditação ou o ascetismo, mas sim de prática na vida quotidiana. É o yoga da energia ígnea, da consciência, da responsabilidade, do pensamento dirigido, do foco. Ele ensina que a evolução da consciência planetária é uma necessidade premente e que, através da luta individual, é uma aspiração atingível para a humanidade. Afirma a existência de uma Hierarquia de Luz, actuando na terra, e o centro do coração como sendo o elo de contacto com esta Hierarquia e inclusive com outros mundos distantes no cosmos.
  (... continua) 
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®