Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Vários temas
Peregrinações
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 2 de 4
Fluxos de Felicidade

de India Perspectives

em 23 Abr 2013

  (...anterior) O rio Yamuna, um fio de prata cintilante saindo da sagrada Saptrishi Kund, desce alegremente as montanhas verdejantes abrindo caminho através de vales, instigado pelo seu toque exuberante e assim prossegue o seu caminho. O rio continua a fluir através de um trecho de 200km da Serra Shivalik no estado de Himacahl Pradesh e planícies de Dak Pathar em Uttarakhand, a caminho de Uttar Pradesh para se tornar o cenário sereno do Taj Mahal em Agra. Em Allahabad, Yamuna encontra o Ganges e o mítico Saraswati para se tornar o Sangam. O Yamuna se funde com o fluxo misto. O Ganges, junto com o Yamuna, fluem ao longo de Varanasi, que é um centro espiritual indiano que tem mais de 3.000 anos de habitação permanente. O oceano não está distante agora. O rio, mantendo-se sempre como um companheiro para a humanidade, flui ao longo de Calcutá a caminho do Golfo de Bengala numa jornada que aparenta estar chegando ao fim e assim se perpetuando desde a antiguidade até à eternidade.

A lenda diz que:
Considera-se Yamuna como filha do Sol apenas porque ele é o pai de Yama. Acredita-se que Yama não atormentaria nenhuma pessoa na altura da sua morte se esta pessoa se banhasse nas águas do rio. As geleiras de Yamunotri são um contraste gritante com as fontes quentes da região. Seria um truque da mão divina? Seria necessária uma chapa de aço para entrar nas águas geladas e muito mais para banhar-se nela!
Autor:Sandeep Goswami

Tapti – Vá com o fluxo

Esperávamos encontrar as origens do Tapti nos montes Satpura por ser um riacho que flui para oeste por cerca de 725km até ao seu encontro com o oceano perto da cidade de Surat em Gujarat. Em vez disso, ele acabou por ser um tanque na cidade de Multai, no distrito Betul de Madhya Pradesh, com alguns templos acrescentando algumas características à paisagem. Após o nosso copo de chá, andamos até à nascente do rio e visitámos o templo que tinha uma representação deslumbrante de Suryaputri Tapti (filha do Sol) sendo abençoado pelo Deus do Sol. De acordo com o mito, o rio Tapti veio à existência quando a população local ofereceu penitência ao Deus do Sol para salvá-los da fome. O Deus do Sol aceitou a penitência e deu à luz a Tapti através da sua esposa Chhaya. Ela deu à luz a Shani (Saturno), Yama Dev (Senhor da Morte), Yami (Yamuna) e aos gémeos Ashwin que eram médicos dos deuses e entre seus irmãos, grandes estudiosos. Surpreendemo-nos quando logo em seguida chegamos a Burhanpur. Fundada pela dinastia Farooqi em 1400, seu nome origina-se de seu mentor espiritual Hazrat Burhanuddin. A construção de fortalezas, palácios, mesquitas, banhos públicos e estruturas de retenção de água foi realizada durante o reinado de Adil Shah (§) em 1500, que foi o grande período da arquitectura de Burhanpur.

Burhanpur também é um importante centro de peregrinação devido ao mausoléu de Syedi Abdulqadir Hakimuddin chamado Dargah-e-hakimi, que é visitado por um grande número de muçulmanos Bohra. Visitamos também o Gurdwara (casa sagrada) em Rajghat, que comemora a visita do Guru Nanak (§) aos Taipi ghats. A vila Zainabad encontra-se na margem oposta do forte. Possui vários monumentos, incluindo Ahukhana, que é o pavilhão de muçulmanas. O barqueiro disse-nos que Mumtaz Mahal foi enterrada aqui antes de ser transferida para o Taj Mahal em Agra. Partindo de Burhanpur, a estrada levou-nos para Bhusaval, Jalgaon e até para Surat. Em virtude da sua localização perto da foz do rio Tapti, Surat sempre foi um importante porto da Índia usado pelos sultões, mongóis, holandeses e britânicos para negócios e também muitos negócios de famílias Hindu, Jain e Parsi prosperaram dentro da cidade.

A lenda diz que:
Tapti é filha de Surya – Deus do Sol – e sua mulher Chhaya. Ela também é conhecida por ser irmã de Suryaputri. Há uma evidência no Mahābhārata de que Tapti se casou com Sanvaram, que foi um lendário herói durante a dinastia Moon. Kuru, filho deles, foi o fundador da dinastia Kuru.
  (... continua) 
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®