Peregrinações
Fluxos de Felicidade

de India Perspectives

em 23 Abr 2013

(...anterior) Seus irmãos são Yama, Yami e Shanti.
Autor: Anil Mulchandani

Narmada – Directo do coração da Índia

Esta é uma história de enganos de identidade, saudade e amor. É a história de um jovem bonito, uma princesa efervescente de beleza inigualável e uma serviçal de confiança. É uma história de separação, traição e um casamento. É a história de três rios – o Narmada, o Sone e o Johila – originários e em torno de Amarkantak, que é uma pequena cidade nas montanhas Maikal na fronteira de Madhya Pradesh e Chhattisgarh. Diz a lenda que Narmad, filha do rei Maikal, foi prometida ao homem que levaria ao seu pai uma flor da região Gulbakavali que dizia-se curar todas as doenças oculares. Sone se preparou para cumprir a tarefa, mas levou mais tempo do que o esperado. Narmanda que estava impaciente porque se tinha apaixonado pelo príncipe de boa aparência, mandou a sua empregada Johil descobrir a razão para o atraso e para dizer a Sone os seus sentimentos.

Sone confundiu Johila com Narmanda e Johila abismada com a beleza do jovem, nada fez para dissuadi-lo. Cansada de esperar, Narmanda partiu em busca da sua empregada e encontrou-a nos braços de Sone. Narmada irritada correu para oeste, na direcção oposta a Sone e Johila. Sone perturbado saiu andando pela montanha e caminhou para o leste por um tempo antes de se casar com Johila. Os corpos de Narmanda, Sone e Johila estão a poucos quilómetros uns dos outros. Parado à beira do Narmadakund na cidade de Amarkantak é difícil acreditar que esse lago se transforma num rio poderoso de 1.300 km de comprimento que divide a Índia em duas partes: Norte da Índia e o Planalto do Decão. O rio Narmanda – dito ser mais sagrado do que o rio Ganges – sobe a partir da cadeia de montanhas Maikal bem no coração da Índia. Ziguezagueando através de Madhya Pradesh e Gujarat, ele entra no Golfo do Khambat formando um estuário de 21 km de largura. Narmadeshwar, que é adjacente a Narmadakind é o caminho para os poucos que visitam o templo principal. Há mais de uma dúzia de templos dentro do muro. Um bosque chamado Mai Ki Bagiya encontra-se a cerca de um quilómetro do complexo de templos. Dizem que Narmada frequentou este bosque.

A lenda diz que:
Narmada é o rio mais sagrado entre os outros cinco (Ganges, Yamuna, Godavari e Kaveri). De acordo com uma lenda, quando o oceano cósmico estava sendo agitado, ela soltou um veneno. Ciente de que poderia criar a destruição, o Senhor Shiva bebeu o veneno e o prendeu na sua garganta. E precisou beber água imediatamente. O lugar onde foi encontrado é conhecido hoje como Amarkantak.

Kaveri – O rio dourado

O curso de 785 km do rio Kaveri, considerado como o sagrado Dakshina Ganga, possui locais históricos e religiosos. Como os ventos Kaveri direcciona-se ao sul e ao leste através dos estados de Karnataka e Tamil Nadu para a Baia de Bengala, uma série de afluentes como Hemvati Kabibi e Aiyar, dinamizam o seu afluxo. Na cidade de Poompuhar, na costa de Coromandel, a água doce do Kaveri se derrama no mar salgado. Antes disso, depois de passar pelo templo da cidade de Tiruchirappalli, o Kaveri começa a dissipar-se num sistema delta que abrange mais de 80 km de norte a sul.

Em Talakaveri, o Kaveri escorre numa calha na frente de um pequeno santuário. Peregrinos vão para Talakaveri, durante todo o ano, embora a maioria vá de Outubro até Novembro quando o rio, reverenciado como uma deusa, comemora o seu aniversário. Conhecido como o Dia de Tulasankramana, este dia é marcado por um breve surto de pressão na nascente do rio. O evento tem um significado especial para os habitantes da região de Kodagu. Theerhoddhava é um monumento de adoração aos ancestrais e celebração de tradições locais. Textos como Tulakaverimanmiyam e Kaverittalpuranam documentam as origens mitológicas do Kaveri.