Sistemas Religiosos e Filosóficos

de Hugh e Colleen Gantzer

em 13 Mai 2013

(...anterior)

Percebendo depois de muita auto-análise que ele não poderia manter sua revelação a si mesmo, Buddha (§) viaja para Varanasi, que é uma potência de longa data da filosofia e aprendizagem hindu. Ele sente que as mentes das pessoas desta cidade sagrada irão fornecer os fundamentos mais férteis para os seus ensinamentos. A uma curta distância da antiga Varanasi, ele entra num bosque de veados e com algumas pessoas em seu redor, começa a falar a sua mensagem pela primeira vez. A religião chamada de Budismo se originou neste lugar, agora chamado Sarnath. Com a sua serenidade fresca e verde, Sarnath é encantadora. Suas árvores e gramados são concorrentes das ruínas de muitos mosteiros e relicários. Monges e outros devotos em mantos amarelos, cinzas, pretos, castanho e com cores de morango e açafrão andam lenta e reverentemente ao redor dos monumentos. Nenhum dos monumentos contínua activo hoje em dia, apenas fora do perímetro estabelecido pelo órgão indiano Pesquisa Arqueológica da Índia, localiza-se um templo cingalês impressionante.

Dentro das áreas protegidas pela ASI, o local onde o Buddha divulgou a sua mensagem pela primeira vez está definida pela grande Dhamek stupa. Ela mede 42 metros de altura e 28,5 metros de diâmetro na sua base. A partir desse local, 26 séculos atrás, a mensagem tolerante e gentil do Buddha se espalhou como incêndio entre as pessoas desiludidas pelo ritualismo excessivo e proibições. Mais importante ainda, Buddha praticava o que ele pregava. Ele se arrastou como um mendigo em todo o norte da Índia, aceitando qualquer alimento que lhe fosse oferecido, independentemente da classe social ou status do doador. Durante a monção, Buddha descansou na casa de um dos seus muitos seguidores. Ele aconselhou os seus discípulos a fazerem o mesmo. Nós visitámos a antiga cidade de comércio Sravasti, agora dividida nas áreas monásticas abandonadas de Saheth e Maheth. Actualmente, em nenhuma delas vivem comunidades. No entanto, ambas atraem budistas devotos porque elas estão associadas a um número de milagres feitos pelo Buddha.

Outro lugar que foi favorecido pelo Buddha é Kaushambi. Naqueles tempos antigos foi uma das cidades mais importantes da Índia. O antigo sector residencial com uma coluna Ashokan Pillar bem no centro é claramente demarcado pela área fluvial, que tem cais e armazéns de tijolo. Os sectores monásticos e palaciais são facilmente discerníveis. É quase certo que Buddha tenha descansado no mosteiro Chositarama. Apesar dos seus períodos de descanso disciplinados, a presença do Buddha outrora imponente e física está tornando-se enfraquecida. Conforme ele se aproxima do seu octogésimo aniversário, ele sabe que o seu fim está chegando. Buddha prepara-se para a sua última viagem. Ele se arrasta dolorosamente, tem uma refeição com um metalúrgico chamado Chunda e cai seriamente doente. Ele pede a Ananda – seu discípulo amado – para fazer uma cama para ele entre as árvores, abençoa o seu último convertido e dá o seu último sermão. Em seguida, fecha os olhos e passa para um estado que os budistas chamam de paranirvana e seu ser consciente deixa este mundo. O nome do seu lugar de descanso final é Kushinagar.

Assim como o Budismo declinou no lugar do seu nascimento, Kushinagar foi quase esquecida. Hoje, graças ao trabalho dedicado dos arqueólogos, Kushinagar vive novamente: uma avenida verde de parques e espaços abertos ao redor de monumentos antigos e modernos, os templos budistas. A estátua colossal Matha Kuar mantém uma bela imagem de Buddha. Ele aparentemente ficou por muitos anos no topo de um monte. Claro, muito ainda está enterrado em Kushinagar. Como as coisas estão hoje, o grupo mais importante de monumentos está agrupado em torno do relicário principal, que supostamente é o local da cremação do Buddha. Em frente está o novo Templo Mahaparanirvana, que possui uma estátua de Buddha reclinado de 6, 1metros de comprimento. Quando olhamos para o rosto da estátua a partir dos seus pés, ela era inexpressiva. Vista da sua cintura, tem uma expressão contemplativa. Uma visão focada mostra um suave sorriso. Uma miragem? Não. Mesmo Buddha acreditava que seus companheiros humanos poderiam realizar qualquer coisa se eles tentassem com o coração e mente limpas. É isso que esta estátua transmite tão bem com a persuasão convincente do Budismo.
Cortesia da Revista India Perspectives