Peregrinações

de Shubhendra Rao

em 08 Jul 2013

(...anterior)

Quando ele soube que eu me ia casar com Saskia e que ela era violoncelista, ele disse imediatamente, “o violoncelo é um dos meus instrumentos favoritos. Peça que ela venha e toque para mim amanhã. “Quando cheguei em casa e contei a novidade para Saskia, ela ficou feliz, mas obviamente nervosa também. Ele ficou muito feliz ao ouvi-la tocar e começou a cantar o raga Kafi, pedindo-lhe que o seguisse. Isso continuou por mais de meia hora até que ele teve de ser lembrado sobre a sua próxima reunião. Infelizmente ele não pode comparecer no nosso casamento em Bangalore, mas sua esposa tinha organizado uma festa surpresa em casa em Nova Delhi após o casamento. Mais tarde, quando o meu filho Ishaan nasceu em Delhi em 2004, Guruji foi ao hospital para abençoá-lo. Pegando Ishaan em seus braços, ele disse que Ishaan era o segundo bebé de apenas dois dias de idade que ele havia segurado em seus braços, não levando em conta o seu filho Shubhendra Shankar (cujo nome também meus pais me deram).

Não que tudo sempre fosse um mar de rosas, como em qualquer relacionamento intenso. De início, ele me tratava apenas como filho do meu pai e acho que esperava que eu fosse uma cópia dele. Houve momentos em que ele ficava nervoso e diria que não era do jeito que o meu pai faria. Levou algum tempo até que ele pudesse ver-me como um indivíduo e não apenas como o filho do meu pai. No ano passado quando o visitei em sua casa na Califórnia, ele me disse: “ Filho, eu me sinto mal por não poder ter dado mais tempo porque eu estava ocupado com os meus espectáculos e digressões. Eu estou realmente feliz por você estar bem e todas as minhas bênçãos estão sempre consigo”.

Certamente eu sinto o vazio que ele deixou para trás, mas eu sei que ele está sempre comigo. Seu sorriso, o brilho nos seus olhos, seu senso de humor fácil, a sua paixão pela vida e mais importante – a sua música – viverão comigo toda a vida.

Como o santo Kavir disse:
Vejo Deus e o meu guru. A quem devo me curvar primeiro? Curvo-me primeiro ao meu guru porque foi ele que me mostrou o caminho até Deus”.