Peregrinações
O verdadeiro significado da Democracia

de Lubélia Travassos

em 06 Set 2013

(...anterior) Os católicos procuravam encontrar através do Evangelho uma política que solucionasse os graves problemas sociais suscitados pelo aparecimento do capitalismo industrial. A consagração oficial da ideia de Democracia Cristã foi dada pelo Papa Leão XIII, cujas encíclicas de 1891 e de 1937 reflectem bem a política social da Igreja, encorajando os cristãos a participarem activamente na vida política. A Democracia Cristã alcançou algum prestígio depois da II Guerra Mundial, porque os seus dirigentes, Bidault na França, Adenaeur na Alemanha, De Gasperi na Itália, haviam mostrado uma posição inequívoca de repúdio face aos totalitarismos.

Porém, voltando à Democracia e ao seu real significado, verificamos que a mesma, que se deveria basear nos princípios do poder do povo pelo povo, liberdade, justiça e igualdade, não passa de uma utopia, e de uma grande farsa hipócrita. Certo é que, hoje, os governos democráticos, são eleitos de facto pelo povo alienado pelos partidos políticos, que na sua revolta e ignorância é ludibriado por um rol de promessas e mentiras destituídas de significado, que no fundo não são concretizáveis. Significa tudo menos liberdade, ainda que haja uma falsa liberdade para falar e manifestar, mas a voz do povo em vez de ser ouvida é ignorada nas suas reivindicações, pois aqueles que o povo elegeu tomou o poder para o enganar e explorar, tornando-se por assim dizer um poder do povo refém de uma política de austeridade, que é afinal escravo do poder nacional e internacional.

Atravessamos, de facto, tempos especiais para esgotar “karma”, assim como para se dar o resgate de “karmas” colectivos, sendo evidente o que temos vindo a presenciar nos últimos tempos, com os grandes desastres e catástrofes que têm estado a acontecer em todo o mundo.
Concluindo, o estado de desenvolvimento e evolução de um País é conhecido pela transmissão de Paz, tranquilidade, bem-estar e Amor entre o governo e os seus concidadãos, aliados ao seu estado geral de vivência da espiritualidade. Além disso, o desenvolvimento e evolução de um povo são conhecidos pelo seu grau de espiritualidade…