Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Sagrados
Sugestões de Leitura
Especiais
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 4 de 4
Um Yoga de Luz

de Geoffrey Hodson

em 08 Dez 2013

  (...anterior) Tal espiritualização do corpo astral faz que suas partículas mais grosseiras e os estados emocionais indesejáveis sejam eliminados pelas forcas espirituais, mais poderosas. Isto é parte do significado de alegorias tais como a de São Jorge matando o Dragão com a sua lança e Shri Krishna vencendo Kāliya, a serpente negra, e depois dançando sobre a sua cabeça, como, também, de todas as outras vitórias conquistadas pelos Salvadores e heróis sobre reptis, conforme consta em outras Escrituras do mundo. Estas histórias representam parcialmente fases de yoga (§), dramatizadas e simbolicamente descritas.
Depois, finalmente, a percepção é focalizada no corpo físico. Isto deverá ser feito bastante deliberadamente, colocando o centro de consciência no meio da cabeça, onde normalmente reside. Os poderes do tríplice EU são então introduzidos no corpo, dizendo o Líder:

‘NO CORPO, FORTALECIDO PELA VONTADE ESPIRITUAL’.
O fogo de Ātma é assim estabelecido no corpo como uma irresistível Vontade Força, exequível na consciência de vigília.

‘INTERNAMENTE VITALIZADO’.
Nestas palavras, a Vida Búdica, a Vida Una, o Prāna espiritual, é visualizada como inundando e enchendo todo o corpo físico, que então pode ser imaginado Como carregado com a sua vida e 1uz douradas, palpitantemente vivo, frequentemente com grande benefício para a saúde.
A Mente Superior então controla a mente inferior, as emoções e o corpo. Estes devem estar:
‘AUTORRECOLHIDOS DURANTE O DIA’,
isto é : calmos, equilibrados, atentos, radicados no Eterno. Para conseguir isto, as palavras e o pensamento finais serão: :

‘RECORDANDO A DIVINA PRESENÇA NO CORAÇÃO, O IMORTAL GOVERNANTE INTERNO ENTRONIZADO NO CORAÇÃO DE TODOS OS SERES’.
Esta presença é a Mônada Ego, o Eu Espírito, presente não só em nosso coração, mas também nos de todos os seres, Em si, este exercício de autorrecolhimento é calmante e produz paz; conserva a consciência centralizada na realidade interior e nunca completamente absorvida no mundo externo e transitório.
Não se deve interromper a meditação ou dela emergir de modo brusco; do contrario pede sobrevir um choque no sistema nervoso, e um rápido alijamento e perda parcial da experiência interna. Isto deverá ser sempre evitado, convindo retrair-se gradualmente do estado meditativo antes de assumir as obrigações diárias. No desempenho dessas obrigações, a vida diária deverá pautar-se tanto quanto possível aos ideais espirituais aceitos.
Traduzido por Mario A. Costa
São paulo - 1963
   
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®