Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Sagrados
Sugestões de Leitura
Especiais
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 2 de 5
Seja Consciente da Consciência – 2ª Parte

de Arun Kumar Laha

em 27 Abr 2014

  (...anterior) Não conseguimos entender que a nossa existência é eterna e que a nossa existência não fica limitada a um período de tempo entre nascer e morrer; já existimos antes de nascer no nosso corpo físico e continuaremos a existir depois da destruição deste grosseiro e tangível corpo. Muito poucas pessoas que conseguiram entender este facto, conseguiram conquistar o medo da morte. As suas mentes ter-se-ão preenchido de quietude esotérica e eterna felicidade celestial.

A História da humanidade está cheio de biografias de numerosas personalidades muito valentes, que lutaram contra diversas adversidades, seja de cariz pessoal, seja de cariz social, sem medo da morte. Não hesitaram em sacrificar os seus corpos físicos por causas nobres. Neste contexto lembremos o que Swami Vivekananda disse: Sejam fortes! O símbolo da vida é força e crescimento. O símbolo da morte é fraqueza. Evitem qualquer fraqueza! É morte…. Se querem ter vida, têm de morrer a cada momento por ela. A vida e a morte são só diferentes expressões da mesma coisa, vistas sob perspectivas diferentes; são a elevação e a queda da mesma onda, e as duas formam um todo.

A teoria da criação universal do “Big bang” diz que antes desta ocorrência não havia matéria, energia, espaço ou tempo. Todas estas quatro entidades fundamentais do universo físico foram criadas a partir da “singularidade”, através de um desconhecido processo de explosão. Essa explosão é conhecida pelos físicos modernos pela alcunha de” Big bang “. A singularidade é o estado do universo pré-Big bang. Os especialistas desta popular especulação não fazem qualquer ideia da verdadeira natureza desta “singularidade”. Eles pensam que depois da explosão foi criada a matéria, as energias, o espaço e o tempo, e só mais tarde terá aparecido a consciência em alguns corpos físicos (por seu lado feitos de matéria, energias, espaço e tempo) chamados de criaturas vivas. Os cientistas ocidentais acreditam que a consciência não existia antes do Big bang. É sua firme convicção que a consciência é secundária nos organismos vivos devido a interacções entre matéria e energias; e estas matérias e energias terão sido resultado do Big bang. Erradamente, alguns cientistas pensam que a consciência é o resultado de funções do sistema nervoso de animais superiores. Mas na verdade, muitos seres vivos sem sistema nervoso (como os organismos unicelulares, e até mesmo vírus) conduzem as suas vidas de forma consciente e inteligente. Estudos feitos nos ciclos de vida provam, sem margem de dúvida, que todos eles cumprem a sua actividade biológica com deliberação consciente, e que não são meros escravos de qualquer força cega da Natureza.

Cosmologia
As visões dos antigos cientista indianos diferem das ideias dos modernos parceiros ocidentais. Os sábios da Índia pensavam que o universo tinha sido criado a partir de ume entidade singular, i.e., Pura Consciência. De acordo com a visão indiana, a Consciência Pura é, não só o Criador do universo físico, mas também o único ingrediente usado na criação deste mundo fenoménico. O universo físico criado é a forma manifestada do Criador, i.e., Pura Consciência. Assim, o “Criador” e a “Criação” são inseparáveis. O facto mais encorajador, é que só este conceito racional dos antigos cientistas indianos pode convincentemente responder a todas as questões sobre o universo físico e sobre o fenómeno chamado “Vida”.

Agora, a questão que se põe é, como é que a imutável Consciência Pura, que nunca está confinada pelo espaço, nem pelo tempo, se torna material para a criação do universo físico em permanente mudança, sempre confinado ao cone espácio-temporal? Os sábios da ancestral Índia lidaram de forma séria com esta questão e foram suficientemente verdadeiros para dizer: ”Não sabemos!”Não tentaram fabricar qualquer teoria ambígua para explicar este puzzle. Simplesmente expressaram a sua convicção baseada na experiência. O que é isso? Ofereceram um rasgado sorriso e disseram: ”Uma boneca feita de sal do mar não se atreveria a ir ao oceano para saber tudo sobre ele; se o tentasse fazer, a sua identidade separada perder-se-ia. Da mesma forma, a consciência conectada com o corpo e a inteligência humana são partes da Consciência Pura.
  (... continua) 
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®