Sagrados
Seja Consciente da Consciência – 2ª Parte

de Arun Kumar Laha

em 27 Abr 2014

(...anterior) Uma ínfima parte da totalidade não pode saber tudo do todo. Se a consciência ligada ao corpo de uma pessoa tentasse fazê-lo, a sua existência separada perder-se-ia e ele dissolver-se-ia no oceano da Pura Consciência. Porém, a consciência ligada ao corpo pode ter um vislumbre da Consciência Pura, e tem a possibilidade de entender que a Consciência Pura é a única entidade que tem existência real. Mas a resposta para a questão – porquê e quando a Consciência Pura criou o universo físico – permanece obscura para a mente humana.

Suponham que a Consciência Universal é um oceano de água. Nela flutuam bolas de gelo de variadas formas e tamanhos. Estas bolas são numerosos universos físicos com todos os seus planetas, estrelas (§) e galáxias. A água, usando-se a si própria como único ingrediente, cria as bolas de gelo num oceano de água. Da mesma forma, a Consciência Universal cria estes universos físicos de matéria, energias, espaço e tempo, usando-se a Si Própria como único ingrediente. Os objectos físicos são tal e qual como jarras esculpidas a partir de blocos de gelo, imaginando que agora são eles que flutuam na água, contendo alguma água dentro deles. O corpo de uma jarra é feito de água condensada (gelo) e a água tanto existe dentro como fora dela. O corpo de um objecto é feito de matéria, energias, espaço e tempo do universo e dentro dele vive uma parte da Consciência Universal (apenas uma pequena porção de água está dentro da jarra de gelo). A parte da Consciência Universal que fica ligada ao corpo de um objecto chama-se “consciência ligada ao corpo” desse objecto. E esta consciência ligada ao corpo de uma matéria está em continuidade com a consciência ligada ao corpo de toda a matéria do universo, porque toda a matéria flutua na sopa feita de Consciência Universal, “Sopa Quântica”. E esta “Sopa Quântica” é criada pela Consciência Universal.A consci~encia ligada ao corpo de um objecto inanimado expressa-se menos do que a de uma criatura viva. E porauê? É porque no caso dos objectos animados, as imagens reais de Consciência Pura são projectadas nas suas consciências ligadas ao corpo.

Embora a consciência ligada ao corpo de todos os objectos animados e inanimados do universo estejam em continuidade entre si e com o oceano da Consciência Universal onde flutuam, só a consciência ligada ao corpo dos objectos animados são iluminados com a imagem directamente projectada da Pura Consciência. Imaginem uma chávena feita de gelo com pouca água lá dentro, flutuando no oceano de água. Imaginem que a verdadeira imagem da lua se projecta na água dentro do recipiente. Esta situação é como a do objecto animado. A chávena com água sem a imagem projectada da lua nela é como um objecto inanimado. Vejam a imagem da lua como a da Pura Consciência. É por esta razão que a consciência ligada ao corpo humano é mais desenvolvida que a da pedra.

Ao discutirem a criação do universo material, os antigos cientistas indianos usavam o termo “káran samudra”. Em sãoscrito “káran” significa “causa,” e “samudra” designa “oceano”, assim “káran samudra” quer dizer o oceano de uma entidade subtil, que é a causa de todas as coisas densas tangíveis do universo. De acordo com eles, os universos físicos consistindo de objectos com nomes e formas, são meras bolhas no oceano inominável e informe do “káran samudra” eternamente existente, e estas bolhas estão continuamente sendo criadas, existindo por um certo tempo estipulado, e depois sendo dissolvidas no oceano sem forma ou “káran samudra”. Então, o que é a “sopa Quântica” para os físicos modernos, é “káran samudra” para os cientistas antigos indianos.

Então, a consciência ligada ao vosso corpo, a consciência ligada ao meu corpo, a de um átomo, a de uma partícula de pó, a de uma pedra, de uma cabra, de uma árvore, de um planeta, de uma estrela, de uma galáxia, são a mesma e nada mais que a Própria Consciência Universal.