Sagrados
Sugestões de Leitura
Especiais
O fervor devocional através dos tempos

de Maria

em 29 Jun 2014

(...anterior) Cada um, com a sua própria inteligência pode chegar directa e pessoalmente a Deus, pois estes modelos (Jesus e Buddha (§)) que nos serviram de impulso evolutivo na base da fé e do amor, encontram-se já assimilados nos seres mais evoluídos. Daqui em diante, justifica-se a vinda de novos exemplos, seja na ordem da religiosidade, da espiritualidade ou, até de contributos científicos que possam elevar, colectivamente, a mentalidade humana e desencadear mais inteligência. Deus é, sobretudo, uma Dimensão de Inteligência, e quando vier alguém mais integrado nessa Inteligência, então servirá de modelo para mais um impulso colectivo de Consciência.

Esta é uma das razões porque actualmente as religiões já não satisfazem uma parte da humanidade. Os cérebros de hoje já vêm preparados com uma evolução própria e natural, com mais inteligência, mas podem abarcar e desenvolver ainda mais inteligência na vida presente, razão porque continuam a ser necessários os estímulos e os objectivos de ordem superior. Os que ainda vigoram para o comum da humanidade já estão obsoletos para os mais avançados, e são os mais avançados ou despertos que “arrastam” os mais “adormecidos”. De facto, para os mais adiantados, a bondade, a solidariedade, o altruísmo e a fé, já foram integrados em vidas anteriores e estão irreversivelmente assimilados, que hoje, o conhecimento de Deus exige, necessariamente, a razão consciente.
Fé é crer que Deus existe sem necessidade de qualquer prova ou razão que justifique a convicção interior. A Fé pode assentar numa vivência interna, porém, inconsciente - significa um acreditar inquestionável - existe a Fé naturalmente integrada, portanto, transportada de vidas anteriores.
Já ter a certeza de Deus pela razão, passa pela experiência directa. Quem a vive fica impossibilitado de a negar.

A Fé é uma aceitação. Já a razão é uma afirmação da realização consciente.
Na tradição indiana, no contexto dos avatares consta, que o próximo é de síntese; quer dizer, não vem necessariamente manifestar atributos específicos ou isolados que seriam facilmente reconhecíveis, como o amor e a fé, que uma boa parte da humanidade já integrou, mas será o portador duma dimensão cósmica de inteligência superior à actual. O que lhe confere autoridade é essa Inteligência integrada, a qual, personificada em energia a dispensará para a humanidade através da sua presença e da sua palavra. E, ao vir iniciar um novo ciclo de evolução, virá acompanhado, certamente, de outras entidades e forças que o auxiliarão em tal tarefa.
Estes seres especiais pela grande evolução espiritual que transportam, vêm ajudar a humanidade a adquirir nova expansão de Consciência e, não estão isolados, nem vêm dos confins do Cosmos, mas fazem parte duma “constelação” de entidades planetárias que trabalham e são por vezes, eles próprios, os veículos físicos, que presidem à manifestação da vida neste planeta, moldando-a no seu evoluir.

Portanto, são estes impulsos cíclicos dados pelos seres mais adiantados aos níveis humanos, religiosos e espirituais que pertencem ao domínio da Consciência – Inteligência, que fazem evoluir o cérebro humano, ao estimular mecanismos que causam mutações físicas, psíquicas, mentais e espirituais e, das quais resultam expansões de Consciência. Essa Inteligência traduz-se por mais força para enfrentar a existência, sem desânimos ou fugas mentais através das dependências estimuladoras (males dos quais sofre actualmente metade da humanidade), poder de criar, tanto no pensamento como na acção, quer seja no trabalho laboral, na arte ou na realização humana geral. Engloba maior compreensão e, sobretudo, o conhecimento de Deus dará outra atitude para viver numa dimensão onde a mesquinhez, a negligência e o egoísmo não terão lugar tão preponderante.
O conhecimento de Deus resulta desse progresso humano e espiritual inteligente e, é óbvio, que ao viver-se numa esfera superior ficam ultrapassados os valores anteriores, bem como, todos os obstáculos que impediam a expansão do amor e da claridade mental a essa união, capacitando a outra dimensão de viver.