Sagrados
Sugestões de Leitura
Especiais
O fervor devocional através dos tempos

de Maria

em 29 Jun 2014

(...anterior) Por exemplo, a maldade é um obstáculo à felicidade, característica que se imprime ao nível físico do cérebro, causando desequilíbrios pessoais e alterados dos neurotransmissores (3).

Se o cérebro humano foi dotado para o bem, deve ter então, um mecanismo próprio natural de funcionalidade. Quando há desvios a esse rumo, sobressai o mau estar, que insta à busca de compensações de qualquer ordem (estimulantes) ou, leva à depressão, onde o ser totalmente afogado no sofrimento que causou no cérebro, por o forçar a trabalhar incorrectamente, fica impotente para reagir de forma inteligente.
O cérebro é um sistema sustentado por biliões de neurónios (4) que trocam sinais eléctricos cronometrados na escala de milissegundos com uma diversidade de mensageiros químicos ou neurotransmissores. Ainda subsistem muitas lacunas no saber científico, em relação a determinados padrões de actividade neuronal que podem originar pensamentos, memórias, percepções, emoções e sentimentos. Por outro lado, ainda é difícil, para a maioria das pessoas, compreender as causas que produzem a Consciência. Em algum nível, todos os aspectos da personalidade humana, prioridades, capacidades de decisão, emoções, afectos e memórias surgem, aparentemente, de eventos eléctricos e bioquímicos dentro de grupos particulares de neurónios com padrões temporais e espaciais específicos. «O cérebro tem áreas mais específicas dedicadas a determinadas tarefas perceptivas», conclusão que se encontra no livro Tratado de Meditação.

Também não será a primeira vez, que apresento esta tese de que existe uma célula no cérebro humano que tem a lembrança de Deus, à qual chamo “célula divina”, cuja designação dá o título a esta obra. Para que emerja essa memória sempre aconselhei a prática da meditação, que na sua essência tem um objectivo: limpar a mente para se obter a lembrança do Divino. Actualmente, na área da neurociência, também já se investiga, se a origem da espiritualidade está geneticamente implantada. Concluem que algumas regiões cerebrais, como o sistema límbico e o lobo temporal, têm um papel fundamental em experiências místicas ou êxtase religioso. Por outro lado, também já reconhecem e com justificação, que a prática da meditação contribui para o equilíbrio físico e psíquico dos seres humanos, premissa que as religiões e filosofias orientais conceituam há milhares de anos.

É lógico que a lembrança de Deus esteja até impregnada na nossa natureza física e, só assim se explica que ao longo de milénios, ela ainda permaneça viva na mente dos homens. Desde os primórdios das civilizações que a crença em Deus tem sido transmitida pela via de mitologias e cosmologias, ou por factos reais que se transformaram em lendas, principalmente através das religiões de diversos povos, que impregnaram os anais históricos da humanidade. Uns adoram o sol, outros, as montanhas, outros, os heróis ou os seres mais místicos e iluminados, mas todos têm um factor comum na busca do transcendente e, que se deve afinal, à herança genética!
Porém, contrariando esta verdade, certa corrente da neurociência afirma ser Deus, apenas uma ideia transmitida através dos tempos, geração após geração, influenciando as nossas mentes.
No entanto, esta ideia simplista cai pela base, pois ignoram que crer em Deus vem da convicção interior de cada ser, através da realização espiritual, tendo havido muitos místicos ou realizados espiritualmente ao longo dos séculos e civilizações, que deixaram esses testemunhos. A experiência dessa ligação a Deus fica estabelecida internamente, impregnada beneficamente no cérebro, impulsionando a inteligência de quem a realiza, sem margem para dúvidas da Sua existência. Fica um registo pessoal marcado no cérebro, que contribui para a expansão da mente e da Consciência. É este ganho de Consciência que fica registado nos “anais” pessoais, para transportar para uma vida posterior. Esta é que é a evolução natural e, quando há seres com esta realização do divino, então, facilmente a sua irradiação toca e influencia os demais.