Sagrados
Sugestões de Leitura
Especiais
Textos Sagrados são os registos que evocam o divino. Neste espaço eles irão testemunhar a reverência espiritual da humanidade, porque asseguraram e continuarão a assegurar, a herança que dirige o rumo da contínua evolução dos seres. A Sabedoria perene e a força espiritual irradiam através dos tempos, sob a égide de Escrituras Sagradas.

Descobrir a Paz

de Kalyani Prasher

em 24 Ago 2014

Ladaque, Jammu e Caxemira
Há algo sobre um mosteiro que exala tranquilidade. Para quem deseja visitar mosteiros, não há melhor cenário que Leh. Paisagens deslumbrantes nos cercam à medida que nos aproximamos do destino, tornando-se inesquecíveis. Para onde quer que se olhe, lá está uma oportunidade para uma foto, quer seja de rochas ou de lagos cintilantes. Pode-se fazer a escolha entre os mosteiros perto de Leh como Lamayuru, Phyang, Chemrey, Shey e Spituk, mas com um pouco mais de tempo pode-se visitar Alchi e Hemis.O mosteiro Alchi, a 70 Km de Leh, situa-se nas margens do rio Indus. Quando se parte de Leh, é recebido pela agradável surpresa de paisagens verdes. A mudança de deserto para vegetação deve-se às férteis planícies de irrigação que fazem um contraste surpreendente. Alchi Gompa é um dos mais importantes centros budistas no mundo. A cerca de 45 km de Leh fica o Mosteiro Hemis, local onde acontece o Festival anual Hemis.

É fácil encontrar um pouco de calma na Índia. Oferecemos alguns destinos que proporcionam férias perfeitas para a mente-corpo-alma.

No final da visita ao Mosteiro, pode-se encontrar a paz também viajando através do cenário deslumbrante ao longo da estrada mais alta do mundo, que leva a Khardung La, na região de Ladak. Para ser mais emocionante pode-se alugar uma bicicleta e pedalar pelos arredores.
Há algo de reconfortante em estar num lago de águas calmas em Ladak com os seus tons especiais de azul que impressionam. Dois sítios populares são Tso Moriri, 220 km e Tso Kar, 150 km ao sul de Leh, respectivamente. Os mais aventureiros podem se inscrever em Chadar Trek quando o Indus congela e se espalha como uma folha de papel. Seja viajando nas montanhas, dirigindo por paisagens deslumbrantes ou simplesmente saboreando o chá salgado local numa parada na estrada, uma viagem a Ladak é sempre memorável.

Valparai, Tamil Nadu

Situada próximo a Pollachi no alto das colinas, Valparai em Coimbatore, Tamil Nadu é pontilhada com propriedades de cultivo de chá que emprestam à sua paisagem uma uniformidade agradável à vista. Trata-se de um emocionante passeio em subidas com 40 curvas fechadas com exuberantes paisagens da Universidade de Annamalai com as colinas fazendo-lhe companhia. Em Valapari, os arbustos de chá alinham-se com as colinas em perfeita simetria e em todo o lugar se vê tons de verde que aliviam o cansaço.
A Paz encontra-se tão facilmente aqui, como senão houvesse ninguém ao redor. Pode-se visitar propriedades de cultivo de chá, circular através dos árbutos de chá ou simplesmente desfrutar da brisa fresca e verdejante. Também se pode comprar chá orgânico local, tanto o verde quanto o preto. Há belas paisagens com uma série de miradouros, incluindo o santuário do tigre, algumas represas e templos. Pode-se alugar uma bicicleta e pedalar ao longo do terreno montanhoso ou dar passeios pela paisagem serena. A maior tranquilidade chega à noite, que como névoa flutuando dos morros, cobrindo o verde com um espesso manto branco. Comer vadas e saborear o chá da região nas bancas de chá, mergulhar em sua vida para escapar da realidade e desfrutar de alguns dias agradáveis. Pollachi é famosa pelo seu açúcar mascavado e gado. Ao longo da estrada de Valparai para Pollachi, encontram-se bancas de “café de filtro” onde experimentar uma xicara de um forte café é obrigatório.
Como chegar
De avião ou apanhar um comboio para Coimbatore. A partir daqui, duas horas de carro pela estrada que leva a Valparai.

Haridwar, Uttarakhand

Haridwar é um centro para aqueles que buscam harmonia e paz. O sagrado Ganga flui por esta cidade, dando ao ar um sentimento de calma logo assim que se chega. A cidade sagrada é um local de descarte de pedras provenientes de Rishikesh. Pode-se meditar nas margens do Ganga e passar tempo consigo mesmo para a regeneração completa da mente e do corpo. As pessoas sentem-se revigoradas pela atmosfera, principalmente se são mais sensíveis à espiritualidade.
Quando a noite chega em Har Ki Pauri, o famoso Ghat onde a cidade ganha vida com a espectacular vista do Ganga aarti. Milhares de diyas iluminam a noite, orações e cânticos revitalizam o ritmo lento da cidade. Se houver uma inclinação mais espiritual não se pode deixar de visitar o Templo Kankhal Ghat, o Templo Chandi Devi, o Templo Mansa Devi e o Templo Maya Devi, também conhecido como Panchpuri.

Vários templos e ashrams ao redor da cidade são epicentros de meditação, ayurveda e bem-estar espiritual. Gurukuls aqui continuam a adoptar a tradição guru-shishya (mestre-discípulo). Também se pode optar por longos passeios nas colinas ou fazer uma caminhada para dar ao corpo um profundo shake-up. Rafting pode ser uma boa opção para os mais aventureiros. Uma boa opção é ficar em acampamentos nas margens do Ganga. A ideia é passar um tempo numa cidade que lembra as raízes da Índia.