Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Sagrados
Sugestões de Leitura
Especiais
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 4 de 6
A Espiritualidade na Gestão

de Swami Nikhileswarananda

em 02 Fev 2015

  (...anterior) Azim Premji foi entrevistado pelo India Today, que pretendeu explorar o segredo do seu sucesso e Premji disse: «Sinto que a gestão de tutela de Mahātma Gandhi (§) foi muito relevante».
As sementes destes conceitos já estavam incrustadas nas nossas escrituras. Por exemplo, as Ishopanishad dizem –Ishā vāsyamidam sarvam yatkinca jagatyām jagat: Tena tyaktena bhunjithāh mā gridhah kasya svid dhanam -isto é, Todo o mundo está permeado por uma Consciência Universal. Tena tyaktena bhunjithāh – aprecia o mundo pela renúncia. E como é possível apreciar o mundo pela renúncia? A resposta está em cada um não ter de renunciar aos carros, casas, motas e telemóveis. Só há que renunciar ao seu egoísmo. Mā gridhah kasya svid dhanam – não cobices a riqueza alheia. Podes ganhar dinheiro por meios éticos e usá-lo para fins maiores.
Swāmi Vivekānanda (§) exprimiu, pela primeira vez, esta gestão fiduciária a John D. Rockefeller, quando foi para a América participar no Parlamento das Religiões, que se deu em 1893. Rockefeller era o imperador da indústria do petróleo. Estava a passar por uma agonizante fase de frustração e tinha em mente a hipótese do suicídio. Nessa altura, um dos seus amigos sugeriu-lhe que, se quisesse recuperar a paz de espírito, deveria conhecer um yogi indiano que estava instalado em casa de um amigo seu. Rockefeller talvez tenha pensado: Agora tenho de ir pedir conselhos a um mendigo! Não!

Mas afinal numa bela manhã sempre foi ao tal lugar onde Swamiji estava instalado. Entrou na casa sem ser anunciado, para o escritório onde Swamiji se encontrava a ler um livro. Ele estava tão embrenhado que nem se deu conta de Rockefeller. Swamiji olhou para cima quando o outro bateu na mesa e disse: ”Sou Rockefeler.” Ao que Swamiji lhe respondeu:” O que deseja?” Claro que Rockefeller não estava habituado a este tipo de tratamento – era um magnata perante cuja presença, o próprio Presidente dos E.U.A. se levantaria, e claro que ficou muito aborrecido com isto. E então Rockefeller disse: “ Eu não quero nada”. “Porque veio, então?”. Rockefeller não teve resposta, porque tinha ido sem ser convidado. Então Swamiji disse:” Caro Rockefeller, eu sei porque veio. Veio por não ter paz de espírito.” E a partir daí começou a narrar muitos acontecimentos recentes de que só Rockefeller sabia, ao que, muito perturbado lhe perguntou: “Quem lhe disse isso?” E Swamiji respondeu: “Acha necessário que alguém me diga? Eu consigo ver através da sua mente, como se fosse um vidro.” Rockefeller ficou muito alarmado e Swami disse:” Vou-lhe dar um conselho - Se quer ter paz de espírito, lembre-se que não é dono da sua riqueza. Você não passa de um guardião dessa riqueza. Deus deu-lhe tanta riqueza, utilize-a para eliminar o sofrimento de tantos milhões de pessoas. Ao fazê-lo, achará a paz. Não existe outra forma de o fazer.”

Rockefeller não estava preparado para este tipo de conselho, e por consequência, saiu da sala tão abruptamente como entrou. Contudo, passados alguns dias, regressou e entrou da mesma maneira no escritório, onde Swamiji estava a ler algo com profunda atenção. Rockefeller bateu na mesa e Swamiji olhou para ele. Rockefeller pôs, então, um pedaço de papel na mesa no qual anunciava a doação de uma soma enorme para uma causa pública. Um Rockefeller orgulhoso afirmou:” Agora, agradeça-me por ter seguido o seu conselho.”, ao que Swamiji respondeu: ”Bom, na verdade, você tem é de me agradecer a mim.”

Este foi o começo da Fundação Rockefeller. No afadigado término de sua vida, Rockefelller escreveu a sua autobiografia, onde dizia: ”Há mais na vida do que a acumulação do dinheiro. O dinheiro é somente uma custódia nas mãos de cada um; usá-lo de forma imprópria é um grande pecado. A melhor forma de nos prepararmos para o fim da vida, é vivermos para os outros. E isso é o que estou a tentar fazer…” Bill Gates inspirou-se em David Rockefeller.
  (... continua) 
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®