Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Sagrados
Sugestões de Leitura
Especiais
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 2 de 3
Partilhando a luz da Teosofia

de Manuel Cavaco Nunes

em 14 Jun 2015

  (...anterior)
A Teosofia, como a Cabala (§), tem uma Cosmologia e uma Cosmogonia próprias, com uma visão abrangente segundo a qual existe um Cosmo derivado de Deus, criado por Ele ou por Ele emanado e em contínua evolução. Ambas as doutrinas afirmam que o homem provém de Deus e volta para Ele, numa ascensão evolutiva.

ANJOS (§) HELHOIM
HELHOIM - "No princípio, criou Elhoim a Coletividade das Divinas Potências, a essência do Céu e da Terra" - Gênese 1.1. O Glossário Teosófico diz: Elhoim (Deuses ou Senhores) são idênticos aos Devas; Seres divinos de ordem inferior; são os sete Espíritos criadores, um dos quais é Jehovah; aspetos ou emanações manvantáricas do Logos. Os tradutores da Bíblia designaram os Elhoim com o nome de Deus. É preciso advertir que o Deus do primeiro capítulo da Gênese é o Logos e Senhor Deus do segundo capítulo refere-se aos Elhoim criadores, os Logoi menores. DS.
Os Elhoim são Devas que foram os construtores originais da forma, são de origem feminina e habitam a Sephira Binah, juntamente com a Mãe (§) do Mundo e o Arcanjo regente desta esfera, Zaphkiel. O homem e os Elohim foram os primeiros habitantes no Éden.

Os "7 Senhores Sublimes" são os "7 Espíritos Criadores", os Dhyân Chohans, que correspondem aos Elhoim hebreus. É a mesma Hierarquia dos Arcanjos a que pertencem São Miguel, São Gabriel e outros na Teogonia Cristã, melhor dizendo na Angeologia Cristã.
Os Dhyân Chohans são "Legiões de Seres Espirituais". "As Legiões Angélicas do Cristianismo", os Elohim e os "Mensageiros" dos Judeus que, constituem o Veículo para a manifestação do Pensamento Divino Universal. São Forças Inteligentes que elaboram as "Leis" da Natureza e as fazem executar, cumprindo-as, por sua vez, e ao mesmo tempo, as Leis que lhes são analogamente cumpridas e ditadas por Poderes ainda mais elevados.

A emanação de Poderes denominados pelos Cristãos de os "Mensageiros do seu Deus", (na realidade dos Helhoim, ou melhor dos 7 Espíritos Criadores chamados Helohim) e que a D.S. designa como "Mensageiros dos Filhos Primordiais da Vida e da Luz".
SURYA é um Elohim que vem de Sírius, um ser cósmico que empunha o tremendo poder da estrela (§) de Deus. A sua chama é de um intenso azul tingido com branco. Surya foi venerado na tradição Hindu como o Deus Sol. É tradicionalmente representado sentado sobre uma flor de lótus, numa carruagem de ouro puxada por sete cavalos, com os quais atravessa o Céu.

ELOHIM - SEU SIGNIFICADO CABALÍSTICO
"No princípio criou Deus os céus e a terra". No princípio da formação da Terra, Deus o Pai, era o principal dos "Deuses" do Universo, se chamava "ELLOHI = "palavra arcaica de "ELOHI". A palavra era aplicada a "Deus", em língua Adâmica (idioma de Adão). Este idioma e escrita foram trazidos do Hemisfério Ocidental, pelo Patriarca Noé, após o grande Dilúvio. E foi com este "Idioma Patriarcal" que o Profeta Moisés escrevera os seus textos Bíblicos, do qual se veio a formar a língua hebraica clássica.

A palavra "ELLOHI" se desdobra em "EL-LOHI" e também significa o seguinte: "EL = O" e "LOHI = LODO" ou "BARRO", isto é "O LODO" ou "O BARRO". Como se sabe, "O LODO ou BARRO" é um elemento de matéria terrestre, que a Bíblia relata, de onde se originou o primeiro "Homem" criado por Deus: "E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra" (Gênesis. 2:7). Assim sendo, torna-se esta palavra "EL-LOHI" sinônimo de "Carne Humana" isto é, o tabernáculo do próprio Homem.
O nome "ELLOHI" chamado ao "Pai dos Deuses", teria sido dado em uma época muito remota, antes de existir o "Homem" na face da Terra no princípio, quando nosso "Pai Celestial", tomou sobre si um tabernáculo de matéria terrestre de "Carne Humana", como experiência, a fim de ser organizado fisiologicamente com a mesma matéria, o tabernáculo do futuro "Homem". Sendo o próprio "Pai Celestial" o modelo real, do qual viria a ser o "Homem" á sua "Imagem e Semelhança", ou seja, a "Raça Humana" desta Terra.

A palavra "ELOHIM" na sua raiz etimológica deve ser entendida, no sentido de se tornar mais elucidativa, da maneira seguinte: O sufixo "EL" significa "DEUS". E a palavra "LOHI", significa "Homem".
  (... continua) 
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®