Manter o equilíbrio psicossomático é possível através de certos requisitos, e de entre eles, a alimentação. A solução de doenças quando em curso, bem como a sua prevenção, passa por regras de nutrição, que afinal, deveriam já estar incluídas como imprescindíveis, ao bom funcionamento do organismo físico do ser humano.

Frutos Secos

de Maria

em 22 Set 2015

Os frutos secos são sementes de diversas plantas e árvores, que têm a característica culinária de poder guardar-se por largo tempo. Por isso se denominam frutos secos, embora na realidade não são secos, porque conservam ao máximo a sua frescura. Eles são alimentos completos e uma excelente fonte de fibra, vitamina E, magnésio, zinco, selénio, cobre, potássio, fósforo, biotina, riboflavina e ferro. Para além disso, os frutos secos são muito ricos em ácido fólico e por isso estão recomendados para prevenir doenças e contêm muitas outras substâncias como ácido elágico, flavonóides, compostos fenólicos e luteolina. Em comparação com outros alimentos são ricos em óleos e gorduras.

Amêndoas

É provavelmente o fruto seco mais conhecido em todo o mundo e também um dos mais apreciados. A amêndoa provém de um arbusto, a amendoeira, integrante da família das rosáceas. Esta árvore viceja nos climas temperados, predominante nos países mediterrâneos. Portugal, Espanha, Irã, Afeganistão e Austrália são países produtores de amêndoa. A amêndoa também se desenvolve nos Estados Unidos.

É de inconfundível sabor e tem uma boa capacidade de conservação. Ao nível nutricional é muito considerável a sua quantidade de proteínas de excelente qualidade biológica contendo, cálcio, potássio, ferro, fósforo e magnésio. A amêndoa deveria fazer parte de todas as dietas, e exerce especial protecção ao nível cardíaco.

A amêndoa tem um potencial energético apreciável, ou seja, 100 gramas de amêndoas contém 589 calorias, um pouco menos que as nozes e tal como estas, a amêndoa possui vitamina E, ácido fólico e arginina, um aminoácido prescrito para o relaxamento dos vasos e o equilíbrio da pressão arterial.
As amêndoas detém uma substância conhecida como gordura monoinsaturada, ideal para uma boa circulação sanguínea, a normalização do colesterol e a diminuição dos radicais livres, pois tem um alto potencial antioxidante.

Avelãs

As avelãs são originárias da Eurásia e actualmente são cultivadas em sua maioria na Turquia. É um dos frutos secos que contém menor quantidade de gorduras, no entanto, ganham ranço com facilidade o qual deriva por vezes de mau armazenamento.

A avelã é composta de vários nutrientes, entre eles uma porcentagem de água, 17,4g de proteínas, 62,6g de gordura, 7,2g de hidratos de carbono, 1,3g de minerais, 3,17g de celulose, 0,460 mg de vitamina B1, 0,265 mg de caroteno, 6,0 mg de vitamina C, 682 kcal de calorias.
Sendo rica em proteínas e gorduras o consumo de 15 a 20 avelãs pode fornecer os nutrientes de uma refeição integral. Estão especialmente recomendadas na dieta de diabéticos e de pessoas que querem emagrecer, Como a avelã traz em si igualmente a vitamina B9 ou ácido fólico, ela é prescrita para um melhor desempenho da memória, contra a pressão alta e no tratamento de anemias.

Pistachos

Os pistachos são um fruto seco originário do Irão que é o seu principal produtor. Têm uma semente de cor verde e depois de colhidos ficam largo tempo ao sol para que sequem e amadureçam, momento em que as casacas abrem naturalmente. No seu valor nutricional são bastante ricos em fósforo e potássio, tendo também uma substância denominada ácido oxálico, razão porque devem ser comidos com moderação.

Estão repletos de nutrientes essenciais e contêm elevados níveis de magnésio e de vitaminas, tais vitamina B6 vitamina A e Vitamina E, que fortalecem o sistema imunitário e que fornecem gorduras boas, que ajudam a proteger o coração. Contêm óleos ómega que reduz as inflamações, proteínas, fibras e que ajudam a equilibrar os níveis de açúcar no sangue.
Sementes de girassol

São um alimento excelente, não só pela sua composição em gorduras, ricas em ácido linoleico, mas também porque são um dos frutos secos com maior quantidade de proteínas. As sementes de girassol têm uma boa ligação entre ácidos gordos saturados e polinsaturados – ómega 3 e 6, e são um excelente alimento para o cérebro pelo seu alto conteúdo em fósforo e magnésio. A semente também contém fibras, potássio, magnésio, cobre, fósforo, selénio e uma excelente fonte de vitaminas E, B e A.

As vitaminas do complexo B, auxiliam ao bom desempenho do cérebro, e a vitamina E colabora com a acção antioxidante. O magnésio ajuda no processo de relaxamento muscular e o alto teor de fibras auxilia no funcionamento intestinal e dá a sensação de saciedade, o que causa um efeito benéfico para o emagrecimento

Pinhões

Os pinhões são as sementes dos pinheiros, nativos da região mediterrânea e seu elevado preço deve-se à dificuldade da sua recolha.