Nutrição
Ser saudável

de Miguel Ledro Henriques

em 03 Ago 2021

(...anterior) Químicos: tão espalhados em todo o nosso ambiente, na água, no ar, comida, produtos de higiene e de limpeza, que lesam directa e cumulativamente os nossos órgãos a nível celular. Os estudos actuais mostram que uma pessoa comum tem milhares de químicos sintéticos no organismo, sendo que os recém-nascidos já vêm ao mundo preenchidos por estes!
Quanto a este tema, é simples: o nosso organismo, nos escassos séculos e nalguns casos décadas em que os químicos sintéticos foram produzidos e lançados ao ambiente, não teve capacidade de se adaptar, pelo que não tem mecanismos para se proteger, processar e livrar deles convenientemente. Acumulam-se progressivamente no nosso organismo causando doenças mais graves quanto maior a impregnação – primeiro impedem a normal comunicação celular, depois o próprio funcionamento interno das células e eventualmente levam a doença de órgão ou sistema.
Felizmente, hoje em dia temos maneiras de os evitar e eliminar.

5. Stress e ansiedade: produto da nossa reacção ao deturpado estilo de vida que somos cada vez mais obrigados a levar, e que é talvez o factor mais grave de todos os mencionados, atacando todo o nosso corpo através de alterações emocionais e neuronais que têm tendência a tornar-se hábito e a ficar instaladas no corpo, levando à inflamação, doença crónica e a maior fragilidade perante a doença aguda.

6. Mecanismos de eliminação do corpo: o normal funcionamento dos mecanismos de eliminação do corpo, nomeadamente evacuar, urinar, o suor e a drenagem do sistema linfático são fundamentais para a expulsão das toxinas e subprodutos do metabolismo que geramos continuamente.
Um dos mais passivamente ignorados é o trânsito intestinal: os movimentos intestinais devem ser tão frequentes como o número de vezes que nos alimentamos. Devemos evacuar pelo menos 2 vezes por dia, e as fezes deve ser moles e semiflutuar na água. A obstipação/ prisão de ventre faz com que inúmeras toxinas e bactérias prejudiciais estejam em contacto com as células do intestino, danifiquem estas e as nossas bactérias comensais (as que vivem em harmonia com, e são vitais ao, nosso corpo) e inclusive que sejam absorvidas, o que está associado a inúmeras doenças!

Recomendações Gerais

Aconselha-se que se consigam cumprir o máximo das recomendações, mas progressivamente e ao ritmo de cada um, sobretudo para evitar o “efeito elástico” de quando se tentam reprimir comportamentos viciantes e antigos. No entanto, se estamos confiantes de que a nossa força de vontade é grande e conseguimos mudar rapidamente, melhor!

Em termos mais técnicos, devemos:

✔ Criar técnicas e estados sustentados de auto-regulação emocional, emoções positivas e consciência plena;

✔ Optimizar toda a fisiologia do organismo;

✔ Alcalinizar o organismo – não directamente o sangue, mas os tecidos, a matriz celular (estrutura onde assentam as células e por onde elas comunicam) e o interior das células. O estilo de vida ocidental acidifica muito o corpo, o que compromete o normal funcionamento celular e permite o desenvolvimento de microorganismos patogénicos;

✔ Aumentar o consumo e produção de antioxidantes, e diminuir o de oxidantes – pode dizer-se que existe uma luta constante entre estas duas classes de substâncias, e que muitas doenças aparecem quando aquela se desequilibra para o lado dos oxidantes;

✔ Estimular os mecanismos de eliminação do organismo – o suor, o sistema linfático, a evacuação e a urina são mecanismos de eliminação de toxinas e dos detritos do organismo, pelo que devem funcionar diariamente e na perfeição (quando o indivíduo muda o seu estilo de vida para um mais saudável, a princípio estes mecanismos de eliminação vão funcionar muito intensamente, o que é bom, apesar de por vezes poder ser confundido com uma ligeira sensação de doença);

✔ Optimizar todos os mecanismos moleculares de funcionamento das células e tecidos – através do fornecimento de todas as vitaminas, sais minerais, oligoelementos e enzimas de que necessitam;

Objectivos para a melhoria da saúde

1.