Nutrição
Plantas, comida, fitoterapia e a saúde

de Miguel Ledro Henriques

em 26 Dez 2019

(...anterior) As melhores fontes são cebolas e alhos, mas existem em muitas frutas e legumes;
✗ Flavonas – luteolina, apigenina, etc. As melhores fontes são salsa, aipo e as cascas dos citrinos;
✗ Flavanonas – naringerina, hesperitina, eriodictiol. As melhores fontes são, respectivamente, as romãs, laranjas e limões. Também existem em tomates e ervas aromáticas;
✗ Isoflavonas – genisteína e daidzeína. A melhor fonte é a soja. São antioxidantes e anti-cancerígenos;
✗ Flavonóis – epigalocatequina-3-galato (EGCG) e outras catequinas. O primeiro está presente em grandes quantidades no chá verde, e as outras no cacau, vinho tino, pêssego e outras frutas;
✗ Proantocianidas – são polímeros de catequinas. As maiores fontes são as uvas, pêssegos, diospiros, maçãs, peras, cidra e chá;
✗ Antocianidas – pigmentos de frutas e flores. Em maiores quantidades no vinho tinto, beringela, amoras e groselha preta;
✗ Linhanos – maior fonte são as sementes de linhaça;
✗ Estilbenos – resveratrol, etc. As maiores fontes são a casca e graínha da uva tinta, o cacau e os pistácios;

• Alcalóides. Estes são os mais conhecidos pela população em geral, tendo efeitos sobretudo no sistema neurosensorial. Exemplos são a berberina, cafeína, cocaína e morfina;

A agricultura biológica produz alimentos com muito maiores concentrações de fitoterapêuticos, pois estão expostas a mais stress, o que induz a produção das substâncias que constituem os seus mecanismos de defesa naturais.

O seu papel na saúde

Milhares de estudos epidemiológicos (observação estatística de factos que já aconteceram) e clínicos (nos quais se sujeita um conjunto de pessoas a determinado tratamento para verificar os resultados) concluíram que hábitos alimentares centrados em vegetais, fruta, bagas, frutos secos, sementes e ervas aromáticas e especiarias protegem de, e têm a capacidade de sanar doenças cardiovasculares, metabólicas (diabetes, obesidade, síndrome metabólico, etc), neurodegenerativas (incluindo demências), infecciosas e oncológicas, para além de que aumentam a longevidade.

Há um recente estudo com grupo placebo que mostra resultados fenomenais: um grupo de homens com placas ateroscleróticas na artéria carótida (placas de gordura oxidadas que se acumulam nas artérias e as entopem, e no pescoço são particularmente perigosas) bebeu, durante três anos, sumo natural de romã todos os dias, enquanto o grupo controlo manteve a sua alimentação normal. Ao final do primeiro ano, enquanto a placa dos homens do grupo controlo tinha aumentado, nalguns casos 9%, no grupo a beber o sumo de romã as placas diminuíram, e nalguns caso até 30%! A tensão do grupo do sumo também desceu em média 12% e o estado antioxidante do corpo melhorou 130% em média!

A única barreira para quem não tem o hábito de seguir este tipo de alimentação, é que os fitoterapêuticos têm um tempo de vida muito curto no nosso organismo – depois de serem absorvidos, só estão disponíveis até 24 h, dependendo da substância. Assim, para conseguir resultados perceptíveis e sustentáceis é necessário que alimentos vegetais sejam consumidos todos os dias, preferencialmente tomando o papel central da nossa dieta.

De todos os grupos de alimentos, as ervas aromáticas, especiarias e as normalmente denominadas plantas medicinais são os que apresentam maior concentração de fitoterapêuticos, o que vem confirmar a sabedoria da medicinas herbais.

Há que adicionar ainda que muitas destas substâncias são absorvidas e funcionam melhor de forma sinérgica, isto é, em conjunto com todas as outras substâncias dos alimentos de onde proveem. Assim, os suplementos podem ser benéficos em situações particulares, mas na grande maioria dos casos é preferível e mais eficaz consumir directamente o alimento completo.