Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Bem-vindo
   Missão
   Agenda
   Notícias
   Loja
   Directório
   Pesquisa
   Marco Histórico §
   Guia de Sânscrito
   NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
Dificuldades na leitura? Experimente a versão não acentuada.
pág. 1 de 2
Apelando à sabedoria

de Maria

em 02 Jun 2020

   Na caminhada terrestre há muitos graus de consciência, que a humanidade vai alcançando, gradualmente, tendo sempre algo superior e perfeito como objectivo espiritual. Desta forma, a ideia da unidade deve ser compreendida pelo ser humano no sentido de que o objectivo da evolução é integrar-se cada vez mais numa inteligência-consciência superior. Contudo, a ignorância humana leva a que sejamos dependentes uns dos outros, apelando a sentimentalismos, adulterando a verdadeira razão da unidade. A unidade ou a integração no Divino passa por uma consciência individual numa escalada independente muito pessoal, pois só assim, seremos responsáveis pelo que fazemos e pensamos; o peregrino deve chegar sozinho à meta…


Naturalmente que o contexto familiar e social faz parte de cada ser humano, vem integrado à nascença e é nessa interação que todos vivemos, mas num passo mais adiante temos de libertarmo-nos dessa dependência (não da presença), para integrarmo-nos de outra forma na família universal ou Unidade cósmica. Assim, sem uma vontade pessoal e apelo espiritual, não se conseguirá passar para essa Unidade, que representa o amor incondicional, que a todos abarca, sem os apegos emocionais de uns aos outros.

Na maioria das pessoas, a felicidade depende do outro, ou seja, não é feliz por si próprio, mas duma parceria amorosa ou entre familiares, o que, até determinada etapa é necessário. Porém, a Unidade ou integração no Divino é um patamar já mais pessoal, onde se encontra sozinho, no sentido de que essa união depende totalmente do seu esforço interno. Passar para essa integração maior ou Divina, não é deixar a humanidade (relação familiar ou social), pelo contrário, é impulsioná-la, pois sem essa vivência realizada de valores humanos, não seria possível ascender.
A evolução espiritual impele conscientemente a largar os apegos desnecessários e integrar esses valores humanos (amor afectivo) que já se realizaram, para uma vivência maior que é a Unidade Divina. Na verdade, sem esta compreensão, será difícil a integração no amor incondicional, correndo o risco de continuar a alimentar-se emoções afectivas, convencionando que esse é o valor mais alto da realização humana e, assim se gastam muitos anos, muitas vidas nesta dependência.

É nesta escalada afectiva e emocional à qual os seres se apegam, que se abusa de determinado centro físico, como por exemplo o sexual, corrompendo energias por vezes com fins perversos, desviando-se assim, da linha de evolução que explica em parte, a necessidade de haver períodos destrutivos globais, para que acabem os abusos e se alinhem e redesenhem novas atitudes, novos hábitos mais adequados aos propósitos da evolução humana. Porém, não apenas este aspecto, mas muitos outros, tais como a corrupção, a manipulação mental, a violência e principalmente a falta de um objectivo espiritual que eleve os ideais humanos, indica-nos que o momento actual pelo qual passamos, seja de reajuste mundial. Na verdade, isto é tão evidente, tão obvio, que de tão simples, já ninguém quer acreditar, pois surge aos olhos de muitas pessoas como um cliché sem sentido, apenas para atemorizar, condenar e moralizar.

Mas não, este reajuste vem lembrar a todos a necessidade da responsabilidade, pois a negligência quanto a um objectivo espiritual ou ideal superior, deixa espaços vazios que acabam preenchidos pelo materialismo, quer seja, abuso sexual e de poder, quer seja, político, económico ou paternal, ou ainda pelo consumismo, hipocrisia e mentira. Devido a estes abusos é que muitos se aliam e alinham com forças negativas, pois há mesmos muitas forças obscuras, ou os chamados “magos negros” (nada tem a ver com raça, mas ignorância ou maldade), a contrariar a evolução e, cada ser humano ao pactuar com a sua própria negligência, acaba por reforçar estas forças negativas sempre pronta a acolher novos membros. Infelizmente, isto é uma realidade humana – a corrupção da sua própria vida levada pelos desejos e ambições medíocres sem ideais elevados.
Assim, a peregrinação pela Terra jamais será segura sem uma direcção elegida pelo bem, até ao último instante no caminho de retorno, com a necessária libertação à subjugação ilusória da matéria, corpos físicos e desejos inerentes, para integrar-se em planos superiores, finalmente livre de energias bloqueadoras. Portanto, há um propósito inteligente que persegue um plano fixo e estabelecido que se desenvolve no tempo e no espaço num ideal preconcebido. Porém, a maior parte da humanidade ainda segue as inclinações do seu eu inferior, cujo lema se baseia em egocentrismo, ou desejos satisfatórios imediatos.
   (... continua)  
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®