Bem-vindo
Dificuldades na leitura? Experimente a versão não acentuada.
O meio é a mensagem

de Diogo Castelão Sousa

em 30 Jan 2022

Isto acontece igualmente com a contemplação ou meditação, domínio não menos válido para aplicar este pequeno teorema. Pois, constituindo-se o principal objetivo desta, por norma, a aquiescência de pensamentos, da mesma forma, ‘o meio é a mensagem’ indica precisamente que não é o conteúdo, ou seja, os pensamentos, que carregam maior significado, mas sim o meio onde eles surgem, i.e. a consciência! Ora, sendo essa consciência a base ou plataforma onde surgem e desaparecem os diversos conteúdos mentais, é através do seu reconhecimento, i.e., do meio em si, que, mais uma vez, ‘o meio passa a ser a mensagem’, e não o conteúdo, de tal modo que seja possível um ‘rodar’ de perspetiva e um novo olhar atento ou reconhecimento daquilo que geralmente passa mais despercebido.

Deste modo, a nosso ver, tal fórmula, máxima ou frase, como lhe queiramos chamar, trata-se acima de tudo de uma reformulação daquilo que, em essência, ‘já sabemos’, mas que, geralmente, nos ‘passa ao lado’. Trata-se, no fundo, do abandono da fixação no conteúdo, seja em que domínio for, e sim, da focagem naquilo que constitui o mais óbvio, i.e., o meio em si e as relações que este provoca. Seja passar daquilo ‘que’ vemos para a ‘forma’ como o vemos, seja passar de um diálogo para o tom ou energia com que é pronunciado, seja passar dos pensamentos internos para a consciência que os habilita. Isto, acima de tudo, para recuperar sempre, paradoxalmente, aquilo que está ‘menos à vista’. Como tal, repensar este conceito não como ‘mina de ouro’ da teoria dos media ou como frase controversa e intelectual de um passado distante mas sim como algo novo e atual, aplicável a outros campos e setores ou disciplinas do saber e da vida, é uma tarefa que merece não menos interesse por parte do leitor e do autor, caso assim o entenda. Trata-se, em suma, não de uma fórmula ou conceito rígido mas sim de um modo de percepção mais vivo e imparcial, distanciado, que todos carregamos dentro de nós e que a todos está acessível a cada momento.