Bem-vindo
Dificuldades na leitura? Experimente a versão não acentuada.
Manter a Saúde

de Maria

em 16 Nov 2008

Na realidade, a depressão pode instalar-se em qualquer pessoa desde que ela não cumpra o seu objectivo de vida (ou traga graves perturbações de vidas passadas), que por esta falha se instala o vazio: a falta de alimento da Alma. Naturalmente, que cada um tem o seu próprio objectivo de vida a cumprir, que passa inevitavelmente pela evolução espiritual consciente. Se por negligência, ambiente dispersante ou perversão se desvia deste propósito que é o seu cumprimento espiritual, razão última, desta manifestação de vida, o próprio cérebro não faz as ligações neuronais para o qual vem programado, e ao ficar com uma insuficiência, falha todo o sentido da vida. Isto ressente-se a todos os níveis, abrangendo a mente-consciência que pela falta de motivação entra em melancolia e com o passar do tempo se traduz por depressão.

Também, ao não assumir-se como Ser responsável e ao não aceitar até inconscientemente, as suas condições cármicas, seja com os familiares, amigos e a sociedade onde se insere, causa rebeldia interna que dificulta esse assumir, sobressaindo então os problemas psíquicos, que acabam por ser diagnosticados como depressão e a seguir vêm os fármacos em socorro daquilo que seria tão simples e natural de resolver. A depressão não passa de um mal espiritual, infelizmente, uma carência que atinge grande parte da humanidade: a falta de ligação com o seu próprio Eu e com o Divino.
O valor da Meditação na saúde.
Também a ciência chega à conclusão que a Meditação pode curar doenças, nomeadamente a hipertensão, um dos factores de risco da vida moderna para a saúde mental e para o equilíbrio nervoso central. A Meditação, ainda reduz o risco de doenças cardiovasculares, como reduz também a possibilidade de vir a sofrer de problemas cerebrais. Será assim tão difícil preservar a saúde?

Prevenir doenças, passa por conhecer as causas que a elas levam. Sentar a meditar numa posição confortável e concentrar a mente é o meio pelo qual assenta a estabilidade física, mental e emocional (a maior parte das doenças são causadas pelas emoções excessivas); o ritmo cardíaco abranda, a respiração acalma, a energia ou prāṇa flui pelos canais internos desbloqueando tensões acumuladas nos centros nervosos, permitindo, lentamente ao organismo começar a trabalhar a um ritmo normal, regenerando-se. Este é o ponto fundamental. A Meditação, desenvolve a consciência, pois passa pela vontade e pelo conhecimento de que a prática é para determinado fim, dando esta paragem do corpo e da mente, oportunidade ao organismo de se regenerar, revigorar, depurar.

Como complemento à Meditação e como passo importante para o equilíbrio biológico, não esqueçamos a alimentação. Uma boa escolha alimentar passa pelo conhecimento das propriedades dos alimentos e da forma como se devem conjugar para serem ingeridos.
A purificação, a regeneração e a depuração do organismo pode ser obtido por uma escolha na qualidade alimentar, onde diariamente, através de um acto tão natural como comer, podemos melhorar, cada vez mais, as nossas capacidades intelectuais, emocionais, motoras e mentais. Preservar a saúde, passa pela nossa responsabilidade em assegurar um organismo capaz de responder às suas próprias necessidades, fornecendo-lhe os elementos necessários como as vitaminas, as proteínas e os minerais, como também, fortalecer a mente (através da Meditação) capacitando-a a enfrentar melhor os desafios constantes da vida, seja nas crises ambientais (desastres ecológicos) seja no trabalho, na sociedade, em família ou em nós próprios.

Contrair hábitos saudáveis, resulta numa qualidade de vida. Esta qualidade de vida, contrariamente ao pensamento comum, mais materialista, não é obtida pelo dinheiro nem pelo poder consumista, mas pela sensata forma de acção, onde até a simples nutrição, constitui por si só, um bem-estar.
Para tal é necessário uma boa dieta – alimentação cuidada.
Exercício – caminhar, fazer yoga ou outras modalidades, não violentas ou agressivas.
Meditação – prática assídua.