Bem-vindo
Dificuldades na leitura? Experimente a versão não acentuada.
A Saúde na Espiritualidade

de Maria

em 08 Nov 2009

Este estímulo neuronal, liberta substâncias que transportadas pelos neurotransmissores eleva a frequência das funções cerebrais, desencadeando reacções moleculares que alteram e remodelam os próprios circuitos, até mesmo alterando a forma e o tamanho das sinapses; transformam-se assim, áreas silenciosas em áreas activas permitindo o crescimento de novas sinapses ou conexões de neurónios, que impulsionam a evolução do cérebro para mais inteligência.

O nosso cérebro vem programado de acordo com o nosso karma. De facto, somos todos diferentes uns dos outros devido às ligações internas do cérebro de cada um, pelos impulsos que lhe damos, ou seja, são as diferenças comportamentais que definem as ligações cerebrais (neurónios e sinapses) únicas a cada cérebro. A forma como usamos a nossa mente é que marca a diferença, pois a rede de conexões cerebrais depende da função que damos ao cérebro, estimulando ligações entre sinapses, únicas. Analisando a um nível espiritual, temos um ciclo cármico que nos mostra claramente, a responsabilidade que temos em cada acção, melhorando ou prejudicando o nosso karma ou comprometimento com a vida. Como temos também que desenvolver na vida presente, qualidades em função dos objectivos que assumirmos para cumprimento do dharma.

Desta forma, ao praticar-se meditação não só desde uma idade jovem, como regularmente, ajuda à concentração * da mente para que o cérebro faça certas ligações neuronais inovadoras e irreversíveis para o desenvolvimento da inteligência. Contudo, a prática da Meditação comporta modos de vida que tem como base uma filosofia ou atitude, que só quando se é adulto se deve optar, pois passa pela necessidade de uma escolha consciente. Isto no Ocidente, pois no Oriente caso da Índia, a meditação já está integrada como uma forma de vida. Qualquer condutor de richó conhece um āśram onde pratica meditação; faz parte da vida, que vai desde as pessoas mais simples e humildes às envolvidas em funções de responsabilidade social.

A Meditação devido à essência que transporta, pois tem como base a ligação superior ou Divina é o meio mais sublime de evolução mental e espiritual. Com a Meditação podemos acompanhar com segurança os nossos processos internos e externos, ou seja, tomamos conhecimento dos movimentos da mente e das energias do corpo físico que se vão operando pela transformação de atitude. Fica-se mais perceptivo, onde por delicada sensibilidade damos conta da mudança evolutiva do nosso caminhar espiritual. Conhecemos o nosso progresso.

*O conceito de stress deve-se ao fisiologista Hans Selye que o definia “como a resposta não específica que o corpo dá a toda a solicitação que lhe é exigida”. Designava como “sindroma geral de adaptação”, que é a resposta do organismo à perturbação do equilíbrio psicossomático. Comporta três fases:
1ª – A fase de alarme ao longo do qual o organismo ao ser perturbado vê certos parâmetros biológicos serem modificados para se preparar para o ataque ou defesa, usando para tal, sistemas como o cardíaco ou a pressão arterial.
2ª – A fase de adaptação, pela qual o organismo se acomoda à perturbação, mobilizando os seus recursos energéticos para dominar a situação.
3ª – Quando estes recursos falham, o organismo recorre à fase de alarme, esgotando os recursos até à patologia psicossomática.

*Definição de Concentração: selecção e manutenção na Consciência de uma informação ou de um pensamento. A atenção é um processo selectivo, sustentado e orientado de forma consciente, que assenta em redes neuronais extensas abrangendo numerosas regiões do cérebro.