Bem-vindo
Dificuldades na leitura? Experimente a versão não acentuada.
A Benesse dum Retiro de Meditação

de Maria

em 06 Jun 2011

O exercício de observação atenta purifica a Consciência e expande o coração, muitas vezes bloqueado pela própria mente, que de tão preocupada com pensamentos, a maior parte dos quais são superficiais, não se estabelece no silêncio, nem refina as suas percepções subtis na verdadeira comunhão com a Alma.

São estes passos fundamentais num Retiro de Meditação e de silêncio para que se dê a expansão de consciência ou a capacidade de ligação aos níveis superiores mentais ou búdicos onde se vive uma outra dimensão de Consciência – Inteligência, ou seja, a vivência permanente em Espírito ou o EU SOU, onde antes era apenas um reflexo. Quando expandimos a consciência integramo-nos no propósito da Consciência Suprema.
Desde que seja estabelecida a ligação consciente entre a matéria e o Espírito os três centros físicos da cabeça alinham-se através dos chakras, o coronário, a pineal e a pituitária, a mente fica mais desperta podendo ser transmitida a vontade do Espírito.

Portanto, enquanto não há a verdadeira harmonia entre o Espírito e a matéria, não há o despertar espiritual consciente dos três centros físicos do cérebro, vivendo o homem submetido aos centros físicos e etéricos menores do restante organismo. Quando desperta o centro principal da cabeça, a glândula pineal, expande-se o centro do coração em amor, onde tudo se alinha em uníssono e vibra correcta e adequadamente.

Este grupo de forças físicas e espirituais, quando em sintonia produzem a perfeita coordenação de forma a adaptar-se a todas as formas e circunstâncias, no sentido da derradeira libertação.
Contrariamente ao que se poderia deduzir, a plena atenção não prende, mas liberta a mente dos condicionamentos mentais, contribuindo sem esforço para o desapego dos sentidos e emoções mais primárias e, por consequência, cria espaços para a vivência de valores mais elevados e especiais de comunhão com o Universo, no conhecimento do amor incondicional.

Uns buscam na Unidade Suprema ou Deus, através da fé, outros na Natureza, outros na evidência da matéria, enfim, de algum modo, a busca do ser humano é incessante para encontrar e encontrar-se num mundo que por muitas razões e circunstâncias lhe é adverso. Não é a natureza como matéria que nos pode revelar o porquê da existência, como uma árvore, uma folha, o mar ou a montanha, mas dentro de nós, como natureza que somos. Então, a pesquisa deve começar no próprio ser humano; quem sou, porque estou aqui, qual o objectivo da Vida, e esta na sua globalidade e com início em nós próprios é que nos pode dar respostas. Essa busca mais cedo ou mais tarde leva ao encontro da Fonte que despoletou a Existência – seja ele na forma de Inteligência Cósmica, Natureza Infinita, Mente de Deus ou Providência Divina. Muitos já o encontraram e deram seu testemunho, razão que impulsiona cada um a procurar por si mesmo e não a acreditar cegamente na vivência de outrem – vivenciar e realizar de moto próprio eis a busca da Natureza. No caminho espiritual, seja qual for a forma com que se apresente, deve-se largar todos os conceitos e sistemas organizados para que livremente realize a sua própria experiência,

Estas são algumas propostas possíveis de realizar em horas de paz e de silêncio. Haverá sempre para cada um, um ganho irreversível na sua caminhada humana e espiritual para quem beneficia de um Retiro de Meditação e, o nosso de 3 a 5 de Junho confirmou essa benesse. Bem-haja a todos os participantes.