Bem-vindo
Dificuldades na leitura? Experimente a versão não acentuada.
Meditação – Qual a sua origem e para que serve

de Maria

em 16 Mar 2014

Pouco a pouco a respiração e o ritmo cardíaco se tranquilizam, podendo então entrar em meditação.
Meditar - silenciar a mente e nada pedir. A meditação leva a conhecer Deus directamente e a ficar na Sua Inteligência.
Sem uma prática de concentração da mente será difícil meditar. No sistema de Yoga há algumas regras básicas para a preparação da meditação: āsanas, respiração e concentração. A concentração ajuda a chegar a um “campo unificado”.

Segundo investigações científicas, a meditação activa a área pré-frontal esquerda onde residem as emoções positivas como a alegria e o entusiasmo, tendo assim o poder de reduzir a hipertensão e melhorar o sistema imunitário.
As ondas alfa do córtex frontal inferior nos primeiros três minutos de concentração, tornam-se mais fortes (firmes), e as ondas gama e beta diminuem. As ondas alfa são as que dão coerência ao cérebro e com a meditação esta qualidade aumenta.
Dez minutos depois, reduz a resposta ao stress, pois diminui a produção da hormona glicocorticoide. Onze minutos depois, está imerso numa onda de calma e as áreas frontais e pré-frontais estão mais organizadas, o que melhora a concentração. Que esta prática, sendo persistente, melhora o cérebro e capacita a educar a mente, transferindo esse poder depois para o dia-a-dia, ajudando à tomada de decisões.
Estas conclusões da ciência vêm corroborar o que já tanto temos falado sobre os benefícios da meditação e ajuda a compreender, tecnicamente, a razão dos seus resultados na saúde do ser humano.

De facto, na acalmia ou estabilização que se adquire na meditação, o cérebro pode então, activar e produzir substâncias que raramente o ser humano deixa que aconteçam, as que tocam as células mais místicas e religiosas (a ciência ainda não faz esta ligação), onde as memórias de transcendência podem emergir. Sobressai, então no final da meditação, não só um estado de paz, mas também de alegria e felicidade.
Havendo uma prática regular, as estruturas mentais, psíquicas, físicas e espirituais que se ganham com a meditação passam a funcionar e a aplicar-se na vivência diária com maior inteligência.
Conclui-se que a finalidade de todo o caminho ou evolução espiritual é chegar a ser Consciência Divina e, nesse percurso, adquirir mais inteligência, sendo esta a qualidade que leva à iluminação – a iluminação é um estado místico e inteligente.