Domínio das energias psíquicas

em 20 Out 2014

Dominar a sua própria energia psíquica é uma qualidade mental que leva ao equilíbrio das emoções e da saúde em geral. A energia psíquica (no ser humano) tem o seu princípio no plano astral, que corresponde ao respectivo corpo astral (forma etérea), o qual foi constituído antes do corpo físico. A manifestação tanto cósmica, quanto humana tem o seu começo de cima para baixo. Sem o corpo astral o corpo físico não teria suporte. O plano astral ou nível invisível de manifestação de forças vitais, envolve universalmente o plano físico ou matéria. Porém, o plano astral é composto de muitos níveis e planos, desde os mais nublosos aos mais cristalinos ou espirituais e, portanto, nos níveis mais baixos há muito “lixo” que interfere constantemente com o plano físico e por consequência o ser humano é por sua vez influenciado.

Depende da evolução de Consciência estar integrada num determinado plano que corresponda ao nível a que pertence. Para que não se seja afectado por níveis inferiores, deve-se ter perfeito domínio mental (outro plano constituído antes do astral e do físico) para evitar interferências. Muitas das doenças físicas são proveniências de energias mal controladas do corpo astral que influenciam a parte psíquica. A forma de beneficiar de boas influências é a pureza da Consciência, defendendo esta, a sua própria rede áurica.

É necessário, então, saber como cultivar, manter e arrecadar (guardar) a sua própria energia psíquica. Principalmente quando há uma doença, ela é o resultado da quebra da energia psíquica. Recriar a energia passa pela vitalização dos centros nervosos através do domínio mental, porque são os exageros emocionais que bloqueiam o cérebro e levam ao esgotamento das energias etéricas. Para além da meditação, também a oração pode repor e equilibrar a vitalidade, quer mental, quer física e essencialmente espiritual.

Recriar-se passa pelo restabelecimento das forças físicas, mentais e espirituais e, para o qual contribui também a contemplação da beleza, como por exemplo, do mar ou de uma obra de arte, que pode produzir efeitos na melhoria mental.

As energias podem ser cada vez mais refinadas (puras), quanto mais elevado for o pensamento do ser humano. Na consonância do homem com o cosmos ressoará a combinação subtil do seu Espírito com a Mente Divina. Só assimilando correntes de energias subtis se acumula pura energia psíquica.

Livro Infinito:
«Aquele que se aproxima do último caminho, que leva dentro de si mesmo a síntese de tudo o que é belo, criará aquelas formas pelas quais seu Espírito aspira. Eu afirmo a Beleza!»