Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Bem-vindo
   Missão
   Agenda
   Notícias
   Loja
   Directório
   Pesquisa
   Marco Histórico §
   Guia de Sânscrito
   NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
Dificuldades na leitura? Experimente a versão não acentuada.
pág. 1 de 1
Transcendendo limitações kármicas

de Maria

em 15 Nov 2016

   Toda a manifestação assenta num conceito cósmico que se desenvolve de forma concreta nos planos da matéria. Aquilo que vincula o abstracto (o conceito) com o concreto (matéria) é o factor inteligência, pelo qual se expande a Consciência. A inteligência – consciência é o princípio que quando aplicado pelo homem (poder mental) pode transcender as suas próprias limitações kármicas.


Não que se possa evitar o destino kármiko, mas pode-se cumpri-lo da melhor forma; umas vezes aceitando as circunstâncias, outras vezes superando os entraves e, ainda outras, enfrentando com coragem a possibilidade que tem ao seu alcance de alterar a sua forma mais condicionante e negativa, por uma atitude superior interna, transmutando-a positivamente.

O karma só terá o seu limite negativo, se for reconhecido como um castigo, contudo nunca o é, pois ele existe para a aprendizagem humana no sentido de repor as energias que facilmente são transviadas da linha de conduta. As situações da vida podem e devem ser encaradas da melhor forma, com uma postura mental inteligente transcendendo e harmonizando espiritualmente as situações. Não é a acomodação a algo estabelecido fatalmente, mas é a vivência consciente da flexibilidade.

A negligência conduz naturalmente à compreensão do karma como fatalidade, justificando a desgraça, vitimizando-se, apanágio de muitos pela preguiça em reagir aos seus próprios males. O karma sem dúvida leva ao aperfeiçoamento, já que o karma implica por si só a correcta acção. O que pode acontecer é não haver ainda a consciência para se compreender que se deve e pode agir correctamente em todos os momentos da vida.

O karma tem a capacidade de ajustar inteligentemente os seres à evolução e constitui uma forma de unir consciências no bem comum. Subjacente a toda a aparente limitação kármica há, contudo, um vasto reino de liberdade.

     


topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2017, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®