Expansões de Consciência

em 26 Fev 2017

Negar Deus e a sua própria condição divina pode constituir um desvio mental ao evoluir espiritual do ser humano. Sem dúvida que o propósito da vida é evoluir para o aperfeiçoamento para que se possa atingir, gradualmente, o conhecimento consciente de si mesmo e de Deus. Esta é a finalidade da vida e quando se enuncia um caminho que leva de forma consciente a Deus é chamado de espiritual, contudo, ele não está separado da vida material.

Caminho consciente é aquele que se pode realizar num período mais breve por meio de um processo auto-elegido (vontade própria), em vez de seguir o processo evolutivo normal colectivo (massa humana), que poderá levar milhares de anos através das vidas sucessivas.

O desvio é feito pela própria ciência quando reduz tudo ao poder da matéria tentando influenciar a humanidade sem a componente do divino e, quanto mais descrentes houver, maior caos pode acontecer no mundo. Esta condição desviante pode provocar estados alterados mentais, mas sobretudo conscienciais, conquanto a fé e a devoção conduzem segura e gradualmente, a expansões de consciência.

A diferença entre os estados alterados de consciência e os de expansões de consciência reside em factos naturais ou intencionais. Estados alterados de consciência são os intencionais produzidos por algo invasivo, sejam substâncias curativas (fármacos), substâncias psicadélicas (tais cocaína, ecstasy, etc.), álcool, perturbações mentais, ou ainda substâncias, em moda hoje em dia, que são os elixires xamânicos. Estes alteram a consciência por momentos ou até dias, mas causam graves lesões; roturas perigosas e profundas no cérebro, pois são antinaturais.

Quanto a expansões de consciência são o resultado natural do autoconhecimento e do conhecimento de Deus, geralmente, feito através da devoção e fé e, por vezes acontecem sem que a pessoa nesse instante seja conhecedora dessa realização, no entanto, irá fazendo efeito e, em qualquer altura essa mudança interna, poderá ser identificada.

Na verdade, o mais eficaz para o encontro com Deus é projectar a consciência de forma inteligente a planos espirituais para conhecer Deus de forma consciente, racional, onde a fé e a devoção estão natural e intrinsecamente incluídas. A expansão de consciência natural, aquela que é realizada por uma vontade espiritual, projecta o Ser em dimensões divinas de forma sequencial, onde o cérebro e a mente se vão adaptando a novas estruturas conscienciais sem causar danos. Esta é a única forma saudável de impulsionar o cérebro a novas compreensões e a realizar mais inteligência – consciência, processo natural do caminhar espiritual. O resto são desvios ao objectivo final que é o conhecimento consciente do divino. Somos parte do divino.

As enfermidades, por exemplo, derivam da falta desta direcção que provoca condições erróneas internas. As condições físicas são o fruto das condições psíquicas ou mentais, pelas quais, se produzem muitas acções erradas e desnecessárias desviando do propósito essencial, que é a conciliação material (corpo físico) e o Espírito. O equilíbrio mental e psicológico depende de um justo viver para o alinhamento com o Espírito, sobressaindo então, a expansão de consciência.

As funções cognitivas precisam de ser usadas de forma correcta para um pensar positivo, que ajuda a estabilizar o sistema nervoso. Também as emoções exageradas causam muitos males ao sistema cerebral. A função de qualquer ser humano é elevar a sua consciência interna a níveis superiores dos planos mentais e búdicos (inteligência e amor*) até ser verdadeiramente consciente da vida divina. Naturalmente que leva o seu tempo e é realizado gradualmente.

*A natureza crística é uma realidade da própria natureza humana.