Saberes

Corão - O Corão é o livro sagrado do Islamismo. Ele encerra as revelações sagradas de Alá ditados ao profeta Maomé (§) através do Arcanjo Gabriel, quando meditava numa caverna no Monte Hira. O Corão é desde então a força unificadora do mundo muçulmano e da vida do quotidiano de cada crente, e assenta nos Cinco Pilares do Islão, que todos os fiéis devem seguir: as cinco orações diárias, salat (oração), chabada (profissão de fé), zakat (oferta de esmolas), badj (a peregrinação a Meca) e Ramadão (jejum). Baseando-se no calendário mulçulmano no ano lunar, é no nono mês o tempo de Jejum, o Ramadão, a época mais propícia à purificação e ao trabalho espiritual mais intenso.
As orações diárias consistem numa série de recitações e prostrações, virados na direcção de Meca, chamada a qibla e é simbolizado pelo mihrab, um nicho na parede da frente no interior da Mesquita. O terço, rosário ou Contas de Oração, consiste num cordão com 33 ou 99 contas, para se recitarem os 99 nomes ou atributos de Alá.
Sexta-feira é o dia santo muçulmano para se ir à Mesquita, e ao meio-dia fazem-se as orações, seguidas de um sermão pelo kbotba ou pregador. As abluções consistem num ritual de purificação corporal antes de entrar na Mesquita. As fontes refrescantes nos pátios das mesquitas são elementos imprescindíveis e de beleza e originalidade.
A caligrafia, com os nomes de Deus ou versículos do Corão, e certos símbolos religiosos são os elementos decorativos principais das mesquitas e constituem por si, uma autêntica obra prima de geometria sagrada apta a produzir contemplação, exaltação e unificação na alma do crente.

Marco Histórico §