Seres

Chaitanya - Chaitanya nasce em Bengala em 1483 e com ele culmina o movimento Bhakti (amor devocional), fortificado por Rāmānuja (§), Madhva, Nimbarka, Vallahba e Nārada. A alma é uma infinitésima parte de Deus, de tamanho atómico, e pelo amor, desenvolvidos em estados sucessivos, atinge o estado desinteressado e de fluxo incessante para Deus, que lhe dá a liberdade perfeita. A divindade não é já o Brahman indeterminado, mas Kṛṣṇa belo e adorável. A religião não são os ritos cumpridos, mas cantar, louvar, meditar, dançar no êxtase amoroso. A salvação já não é só acessível aos sacerdotes e aos que têm dinheiro os seus custosos serviços sacrificiais e ritualistas, mas até os śudras e os párias podem atingi-la pela via da devoção a Kṛṣṇa, ou a Nārāyana. A dinamização da religião indiana por Chaitanya espalhou-se a partir de Bengala e Orissa. Chaitanya morrerá em 1533, mas ainda hoje tem por toda a Índia os seus mosteiros ou maths, onde o bhakti yoga (§) sobrevive.
"Descobrimentos do Oriente e do Ocidente"
Pedro Teixeira da Mota