Seres

Coimbra - Leonardo Coimbra nasceu em 29 de Dezembro de 1883, em Lixa, Felgueiras. Fez internato de N.S. do Carmo, em Penafiel, onde a disciplina brutal muito o impressionou: “Foi no colégio que aprendi a cismar”.
Aos 15 anos entra, precocemente, na Universidade de Coimbra. Em 1903 ingressa na Escola Naval, mas sente que a sua vocação é a do magistério, e entra para Matemáticas, no Porto, em 1906. É nesta altura que as suas inquietações revolucionárias e espirituais começam a exteriorizar-se. Trava amizade profunda com Pascoaes e com Guerra Junqueiro.
Funda com Pascoaes, Álvaro Pinto, Jaime Cortesão, a Renascença Portuguesa e em 1912 uma Universidade Livre Popular.
Entrará em 1914 para o Partido republicano e em 1919 é ministro da instrução Pública, cria as Escolas Superiores Primárias e reforma a Biblioteca Nacional e o Conservatório. Cria a Faculdade de Letras do Porto.
Em 1912/13, ao morrer o seu filho, interessa-se forte e experimentalmente pelos mistérios do além-túmulo, ele manterá leituras teosóficas e antroposóficas. No dia do Ano Novo um desastre de automóvel projectou-o para o outro lado da vida. Porém, a sua obra e seu exemplo estarão sempre vivos enquanto houver língua portuguesa, voz e pensar humano.
Livro da Sabedoria Portuguesa,1989.

Marco Histórico §