Seres

Farid - Hazrat Farid, cujo verdadeiro nome era Fariduddin Masud nasceu em 1173 d.C., na aldeia de Kothwal (mais tarde conhecida por Chawali Mashaikh, isto é, Terra do Santo) perto a Multan. Desde a sua infância, o santo ficou conhecido pela primeira parte do seu nome, Farid, que significa “único”.
Foi um santos-poetas sufis que atingiu a iluminação espiritual e ganhou grande fama e reverência, particularmente na região do Punjāb, Delhi e outras zonas do norte da Índia. Farid era um dos fundadores da famosa Ordem (silsila) Sufista dos Chisti, que nasceu quando o grande santo Khwaja Muinuddin Chisti, também conhecido como o Khwaja Gharib- Nawaz (que significa “quem acolhe os humildes”) chegou à Índia ao fim do século XII.
Farid tornou-se num discípulo de Khwaja Qutbuddin Bakhtiyar Kaki Ushi, e depois de ter permanecido durante algum tempo com o seu mestre espiritual em Delhi, estabeleceu um centro em Hansi (Haryana), onde viveu mais de uma década.
A sua poesia, que escreveu principalmente na sua língua materna, Punjabi, é cheia de misticismo e trata dos assuntos do corpo e da alma.
Farid morreu em 1265 d.C. com a venerável idade de noventa e dois anos
Revista, Índia Perspectives

Marco Histórico §