Literatura e Pensamento

O Mito de Orfeu na Literatura e na Música
Ciclo
Orfeu é um dos temas míticos fundamentais da cultura ocidental, desde a Antiguidade clássica até à ópera que nele se baseia, tendo sido usado por poetas, filósofos e músicos para expressar um conjunto de ideias sobre o poder transformador da música. Várias obras literárias e musicais deram consistência ao Mito de Orfeu. Libretistas, escritores, poetas como Politian, Rilke e Cocteau convocam Orfeu como meio de expressarem o sentido do lugar da música na existência humana.
Muitas mais são as obras musicais nele inspiradas, tanto no domínio do Lied (com destaque para Schubert), até à musica sinfónica, vocal-sinfónica (“Orpheus in the Underworld” de Offenbach, até ao Poema Sinfónico "Orpheu" de Liszt) e, de modo mais espectacular, no âmbito da música teatral. Aí encontramos obras famosas do repertório lírico. O "Orfeu e Eurídice" de Gluck e Monteverdi, mas também óperas menos conhecidas (ainda no século XVII), Krieger, Sartorio, Landi, e, em anos mais recentes, Birtwistle, Dove ou Robertson.

O curso oferecerá uma vasta panorâmica sobre a música inspirada pelo Mito de Orfeu, através dos séculos. Nele serão desmontadas algumas das suas mais surpreendentes tramas. As sessões serão profusamente ilustradas com excertos áudio-vídeo das obras musicais e músico-teatrais mais representativas.

4,11,25 setembro e 2 de outubro | Sala Sophia de Mello Breyner Andresen
18 setembro | Sala Luís de Freitas Branco
Concepção e Orientação Miguel Santos Vieira



Local: Centro Cultural de Belém

De 04 Set 2017  a  02 Out 2017

Horário: 18h



http://www.fundacaomaitreya.com

Impresso em 25/9/2017 às 3:42

© 2004-2006, Todos os direitos reservados