Orquestra Sinfónica Portuguesa

14 Janeiro 17h
O maravilhoso Concerto para piano e orquestra n.º 4 de Beethoven marca o início de um período de prodigiosa fertilidade na produção do compositor, durante o qual se aprofundam as inovações iniciadas com o seu terceiro concerto. Ao ouvirmos neste concerto o pianista Denis Kozhukhin, considerado um dos pianistas russos mais importantes da sua geração, podemos imaginar o espanto sentido pelos primeiros ouvintes da obra com o seu curto, mas pungente segundo andamento, ou quando, contrariando todas as expectativas e convenções, logo no início, em vez da orquestra ouviram apenas o piano.
O serão prossegue com a Sinfonia n.º 8 de Antonín Dvořák. Os rendimentos resultantes de uma série de viagens profissionais a Inglaterra permitiram a Dvořák concretizar o sonho de comprar uma quinta em Vysoká, onde passou os meses de verão com a família, sentindo-se «como se estivesse afastado do mundo» e podendo «apreciar as belezas da natureza divina». A Sinfonia n.º 8 é assim o retrato fiel desse ambiente pacífico e tranquilo.

Ludwig van Beethoven (1770-1827) Concerto para piano n.º 4 em Sol maior, op. 58
Antonín Dvořák (1841-1904) Sinfonia n.º 8 em Sol maior, op. 88