Dia Internacional dos Museus

Conferência Ephemera social, os menus e o Oriente nos séculos XIX e XX, pelo coleccionador Gonçalo de Vasconcelos e Sousa

Entrada livre [sujeita à lotação da sala]

18.30 | Inauguração

"No Mundo Ocidental, durante a Belle Époque e a afirmação definitiva do serviço à francesa, multiplicou-se o uso de menus e de outros elementos da ephemera da mesa, designadamente os marcadores de lugar. Na busca por motivos ornamentais que os decorassem, os temas orientais, muito em voga na estética do último terço de Oitocentos, tiveram, igualmente, o seu eco na decoração destes espécimes documentais. Fauna, flora, paisagens e personagens humanas de diversas regiões do Oriente figuram nos menus e marcadores de lugar, corporizando um gosto que se generalizou nos finais do século XIX, prolongando-se nas primeiras décadas do século XX.

Além destes motivos, esta exposição incorpora menus, convites e elementos da ephemera social em uso nos países do Oriente, designadamente do Cambodja, China e Japão, demonstrando como se universalizaram determinadas práticas sociais ao longo deste período até à atualidade.

Esta exposição pretende visitar ambas as realidades, apresentando cerca de 150 exemplares de documentos da ephemera social que têm o Oriente como pano de fundo, tanto através dos motivos neles representados, como através do local onde se realizaram".
Exposição desde 19 de Maio até 25 de Setembro


Local: Museu do Oriente

De 18 Mai 2022  a  25 Set 2022

Horário: 18h30



http://www.fundacaomaitreya.com

Impresso em 29/11/2022 às 23:50

© 2004-2006, Todos os direitos reservados