Fundação Maitreya

Perfeição

de Maria Ferreira da Silva

em 19 Abr 2023

A humanidade precisa de um modelo de perfeição, e por muito que a ciência queira destronar Deus da vida dos seres humanos Ele estará sempre como o representante, o bastião da verdade, da justiça e do bem. Precisamos d´Ele, do modelo para sermos melhores, mais perfeitos. Mas Deus é apenas uma representação criado pelo imaginário humano, ou Deus será Aquele que se alçou ao melhor dos melhores?

Não sendo então uma representação imaginária, mas o herói que conseguiu pelo esforço da vontade em alcançar o bem, e demonstrar que a perfeição e o amor prevalecerão sempre, servindo como exemplo. Será Deus o que se preparou durante eras e eras numa esfera espiritual inconcebível, a qual como humanos somos incapazes de intuir sequer? Ou ainda, Aquele que eternamente preside à Vida, sem qualquer dúvida sobre a Sua autoridade e proveniência?

De alguma forma para os que creem em Deus, Ele é o herói, o melhor. Na verdade, quer O consideremos como o herói espiritual, que ultrapassou todos os obstáculos, quer como Deus eternamente existente, sem interrogações ou causas, o ser humano na sua incapacidade cognitiva e espiritual não tem certezas, apenas o seu coração O reconhece.

É sempre interessante surgirem novas ideias sobre a concepção de Deus, pois embora esteja bem assente na Sua Existência, reconhecendo-O com o meu interior, coração e mente, que me apraz questionar sobre a Sua proveniência. Ao fazê-lo não estou a duvidar da Sua Existência, mas a alargar mentalmente a forma desse reconhecimento, expandindo os horizontes a elaborações cósmicas, diria quase proibitivas cognitivamente.

Há uma hierarquia que se forma naturalmente pelo progresso humano no próprio combate aos desafios do quotidiano, numa vontade de superação, onde cada esforço pessoal contribui para despoletar mecanismos cerebrais que irão alentar a inteligência-consciência. Tornar-se-á um herói aquele que consegue afastar os escolhos, que são os próprios inimigos do seu poder interior, de forma a mostrar que a coragem e a resistência dão a capacidade de comando. Sempre valorizei o esforço individual e esse mérito provém da capacidade humana de se alçar sempre ao melhor, ao mais perfeito.

Por exemplo, num conflito, opta-se por o lado que se acredita ser o inocente, o bom ou o herói, exactamente pela influência que exerce sobre os outros a coragem, o destemor de enfrentar obstáculos. Isto acontece com a própria vida do ser humano ao mesmo tempo que mostra que há dois esforços; o físico e a psique ou mental a superar e progredir no sentido da evolução espiritual.

Por isso, não me é estranho apresentar este lado da Existência de Deus, como o guerreiro perfeito, o herói, que ultrapassando todas as debilidades humanas, alcança as esferas cósmicas inconcebíveis à razão humana.

Sigamos então os heróis da nossa própria vida interna, silenciados no destemor de a enfrentarmos na melhor das transfigurações; a dos valores humanos para os da excelência espiritual na esfera da transcendência e reconhecer o verdadeiro Herói que nos serve de exemplo. Glória a Deus!

® http://www.fundacaomaitreya.com

Impresso em 16/4/2024 às 12:49