Fundação Maitreya
 
Um Mestre do Tapete

de Nina Mukherji

em 06 Mar 2012

  Desikachar é considerado na Índia como um dos mais eminentes especialistas na aplicação terapêutica do Yoga. Ele vem duma tradição, a linha religiosa vishishtadvaita muito popular no Sul da Índia, cujos seguidores têm como divindades principais: Vishnu e Lakshmi. É o fundador do Krishnamacharya Yoga Mandarim de Madras. Centro reconhecido pelo Ministério da Saúde. O seu interesse sobre o Yoga começou através de seu pai Krishnamacharya, mestre de prestígio tanto no campo do Yoga como da medicina Ayruvédica. A sua genial abordagem ao Ocidente resultou da grande flexibilidade e abertura na adaptação do yoga e seu ensinamento à cultura ocidental. Realizou seminários em diferentes universidades da Europa e Estados Unidos.


Sobre a vida de Desikachar

O professor espalha a crença de que o Yoga não é apenas um conjunto de exercícios de aptidão física.


Decidi desistir de minha carreira e tornar-me um estudante de Yoga num momento em que o Yoga não era popular. Essa decisão de um jovem engenheiro com um emprego seguro era extremamente incomum. O esforço pioneiro de meu pai resultou em tornar KYM um dos centros de pesquisa e terapia de yoga mais conhecidos do mundo.

O professor espalha a crença de que o Yoga não é apenas um conjunto de exercícios de aptidão física.

Fundador do Krishnamacharya Yoga Mandiram (KYM) em Chennai, T.K.V. Desikachar é um dos principais professores de Yoga do mundo e uma autoridade de renome sobre o uso terapêutico da disciplina. É difícil acreditar que o mestre já foi um estudante relutante, indo tão longe ao ponto de se esconder numa árvore para evitar aulas com o seu professor e pai, Tirumalai Krishnamacharya, que era um disciplinador severo e um mestre exigente da tarefa. Nenhuma surpresa, então, que o jovem Desikachar ficasse feliz em ir para longe de casa para buscar um diploma de engenharia.

Graduou-se com destaque e conseguiu um bom emprego. Mas antes que pudesse embarcar na sua nova carreira, um incidente mudou o curso da sua vida. Deskachar estava lendo o jornal, sentado na varanda da sua casa, quando avistou uma mulher elegantemente vestida saindo de um luxuoso carro, na frente da sua casa. Parecendo muito animada, ela chamou pelo pai de Desikachar. No momento em que ela viu Krishnamacharya, ela abraçou-o e exclamou: “Obrigado! Muito obrigado!” O guru de Yoga sorriu e levou-a para dentro. Desikachar perguntou-se porque uma mulher ocidental estava abraçando seu pai extremamente conservador.

Logo Desikachar viria a saber que a mulher era uma doente crónica de insónia e estava sendo tratada pelo seu pai. A noite antes da visita foi a primeira vez, em anos que ela tinha tido um sono tranquilo, sem qualquer medicação. O alívio foi tão grande, que ela correu para agradecer a Krishnamacharya. Este foi um momento eureka para Desikachar, pois naquele instante, ele entendeu o valor e a importância do trabalho do seu pai – que o Yoga não era uma filosofia esotérica ou se tratava de rituais dogmáticos, mas sim de transformar vidas. “Eu percebi quão grande era o meu pai e o quanto ele tinha para compartilhar com as pessoas. Decidi desistir da minha carreira para me tornar um estudante de Yoga”, diz Desikachar. “Foi num momento em que o Yoga não era popular e essa decisão de um jovem engenheiro com um emprego seguro era extremamente incomum”.

O filho rapidamente tornou-se um discípulo e pediu a seu pai para ser seu guru. Juntos, eles trabalharam para dar um novo impulso à propagação do Yoga na sua forma pura. Se, hoje, o Yoga é uma parte da vida de milhões de pessoas em todo o mundo é devido, em grande medida, aos esforços de Krishnamacharya. Ao preservar a sabedoria antiga e reviver os ensinamentos perdidos, ele desenvolveu e adaptou práticas de Yoga que oferecem saúde, clareza mental e crescimento espiritual a um indivíduo. Seu conhecimento de Yoga foi tão grande que ele ensinou cada aluno de maneira diferente, recusando-se a padronizar a prática e metodologia de ensino. “Nós ainda aderimos estritamente à filosofia do nosso mestre Krishnamacharya de ensinar Yoga como ela se aplica ao outro. Assim, cada indivíduo recebe um conjunto específico de asanas referente às suas necessidades e exigências”, diz Geetha Shankar, um membro sénior do corpo docente do KYM.

Algumas das melhores mentes do mundo, como Jiddu Krishnamurthy, um conhecido escritor e conferencista sobre temas filosóficos e espirituais, estudou com Desikachar e seu pai. Foi o encontro com Krishnamurthy que ajudou Desikachar a levar o Yoga além dos mares da Índia. “O esforço pioneiro de meu pai em trazer diferentes tradições de cura ao mundo em conjunto resultou em tornar, o KYM, um dos centros de pesquisa e terapia de Yoga mais conhecidos do mundo. Ele popularizou o Yoga em muitos países da Europa e América” diz Kausthub, que é director executivo do KYM. Krishnamacharya faleceu em 1989, em 2006, Desikachar, juntamente com Kausthub, fundou a Fundação de Yoga e Cura Krishnamacharya (Krishnamacharya Healing and Yoga Foundation - KHYF), que se empenha em difundir os ensinamentos de Yoga holística de T. Krishnamacharya.

Desikachar é autor de diversas publicações, incluindo Health, Healing and Beyond e The Heart of yoga: Developing a Personal Practice. Hoje, KYM, uma fundação de caridade pública registada, é uma instituição multi-departamental que emprega mais de 30 professores. Toda a família, sua esposa, Menaka, filhos, filha e nora estão envolvidos de uma forma ou outra com o funcionamento do lugar. O instituto que tem mais de mil estudantes mensalmente, oferece cursos de estudos e terapia Yoga. Vedavani, uma unidade do KYM, também investiga e ensina cantos védicos enquanto KYM- Mitra é um programa de divulgação que oferece yoga aos mais pobres e com capacidades especiais. Krishnamacharya disse, “Yoga diz respeito à vida” e Desikachar e KYM continuam a espalhar a sua mensagem.
Cortesia da Revista India Perspectives
   


® http://www.fundacaomaitreya.com

Impresso em 19/3/2024 às 6:40

© 2004-2024, Todos os direitos reservados