Fundação Maitreya

Emagrecer com uvas

de Jorge Cedre

em 21 Mar 2012

Os resultados de um estudo realizado na universidade de Maastricht (Holanda) mostram que as pessoas obesas que tomam uma dose diária baixa do complemento de resveratrol, que se encontra de forma natural nas uvas e em maior concentração no vinho tinto, melhoram o seu metabolismo, tanto com se tivessem um dieta baixa em calorias.

O resveratrol melhora a combustão das calorias

Estudos com animais já tinham antes mostrado que o resveratrol reduz a resistência à insulina e protege de todos os efeitos nocivos de uma dieta rica em gordura. Isto é semelhante ao que acontece quando as pessoas restringem o número de calorias que consomem, o que consegue atrasar o começo de doenças relacionadas com a idade, como a hipertensão, o colesterol e a diabetes, assinalam os investigadores holandeses.

“Agora temos mostrado pela primeira vez que o resveratrol funciona nos humanos. Isto abre o caminho para mais investigação para ver se poderia ser útil em pessoas com diabetes do tipo2”,disse o coordenador do estudo, Patrick Schrauwen. ”É uma notícia muito positiva”, avançou. ”Necessitamos de mais ensaios, mas aconselharia as pessoas a usarem resveratrol”. A equipa de Schrauwen deu 150 gr.diários de resveratrol durante 30 dias a onze homens obesos e saudáveis. Para obter esta quantidade de resveratrol do vinho, teriam de beber mais de 10 litros diários, pelo que o tratamento só é possível mediante suplementos.

Baixa e hipertensão e o açúcar

Os investigadores acharam que o resveratrol funcionava de forma muito parecida com as dietas baixas em calorias em termos de reduzir o gasto energético e melhorar o metabolismo e a saúde em geral. Entre as variações, observaram-se uma taxa metabólica mais baixa, menos gordura no fígado e uma tensão arterial e uma glicemia mais baixas.

Os homens também experimentaram mudanças na forma como os músculos queimavam a gordura e não se observaram efeitos secundários importantes.

O resveratrol, uma mocécula com propriedades antioxidantes e anticancerígenas, que se encontra em alta concentração na pele das uvas pretas, é uma substância de simples obtenção mas são necessários mais trabalhos para comprovar se tem o potencial para ajudar na obesidade e atrasar o envelhecimento. O estudo dirigido por Schrauwen foi financiado pelo Top Institute Food and Nutrition, um consórcio sem fins lucrativos das universidades dos Países Baixos. Por outro lado, em Espanha, produtores de La Rioja já comercializam vinhos com proporções elevados de resveratrol.

O cardo protege o cérebro

O cardo mariano (Silybum marianum – em itálico) contém princípios activos antioxidantes muito potentes que podem ser úteis no tratamento das esqémia, da osteoporose e dos danos hepáticos.

A silibina, uma das moléculas que compõem a silimarina, presente no cardo, demonstrou ser um dos antioxidantes mais potentes da Natureza, com importante actividade face a doenças distintas iniciadas ou agravadas pelos radicais livres. Assim o assegura a professora Concha Navarro, cadedrática de Farmacologia da universidade de Granada, que apresentou uma revisão de estudos sobre esta planta no 6º Congresso da Sociedade Espanhola de Fitoterapia (SEFIT).
Um dos últimos trabalhos foi publicado no número de Outubro passado da revista Journal of de Neurological Sciences (itálico), no qual se revela que a silimarina, “poderia ser útil para reduzir a progressão da neurodegeneração na esquémia cerebral focal”.
Revista Integral

® http://www.fundacaomaitreya.com