Fundação Maitreya

O Império Perdido

de Navneet Sandhu

em 27 Mar 2014

Situada nas margens do rio Tungabhadra, Hampi, a capital do império Vijayanagar (1336-1565 d.C.) é uma tela definida na época passada, misturando contos de bravura, glória e grandeza dos épicos e da história medieval. Cada pedra nas ruínas de Hampi tem uma história para contar sobre a beleza da criação e da destruição nas mãos dos reis Deccan. Hampi é também o Kishkinda mitológico, o reino do Rei Macaco Sugrive e o local de nascimento de Hanuman, do épico Ramayana. Traços do clássico existem em toda a parte, desde o templo construído no topo da colina Anjaneya, onde Hanuman nasceu, até à caverna onde Sugrive se abrigou e a fortaleza que seu irmão Bali havia usurpado, e o padrão magnificamente esculpido na pedra onde o Senhor Rama coroou Vibhishan como rei do Lanka.

As ruínas de Hampi, um património mundial em Karnataka, testemunharam o melhor da história da Índia.

Em férias aqui, fiquei num hotel a apenas três quilómetros de distância deste Património Mundial da UNESCO. Assim, mais tarde, apenas uma curta distância de carro, deparei-me com a primeira estrutura surpreendente, uma estátua de seis a sete metros de Urga Narasimha, esculpida numa única pedra. Sua presença imponente ao lado do templo de Badavilinga Shiva de cerca de seis pés de altura define o ritmo para visitar outras maravilhas esculturais monolíticas que pontilham toda a Hampi.

Minha paragem seguinte foi no templo de Krishna, mostrando os desenhos clássicos de templos construídos pelos Rayas Vijayanagar. Os templos têm entalhes de figuras celestes sobre pilares de pedra, enquanto a gopuram (torre monumental) é feita de tijolo e pedra calcária. Um pouco distante dali, deparei-me com a estátua de quatro a seis metros de altura de kadalekalu Ganesha. Enquanto a enorme barriga da amada divindade havia sido quebrada, o ídolo surpreendente de Sasivekalu Ganesha nas proximidades permaneceu intacto. Esculpido em pedra vermelha, os olhos inteligentes omniscientes e a barriga em forma de semente de mostrada me tiraram o fôlego.

Atrás da área do composto estavam vários templos espalhados pela Colina Matunga, construída ao longo do tempo por vários nobres. Este lugar também oferece uma visão do majestoso templo Virupaksha, construído no século VII, nas margens do Tungabhadra. O templo dedicado ao deus Shiva e suas consortes, deusa Pampa e Bhuvaneshwari, foi adorado através dos tempos conturbados. Além da arquitectura excepcional, os elefantes que aqui residem mantêm os fotógrafos bastantes ocupados.

O próximo destino na minha agenda é o Lóyus Mahal e estábulos de elefantes, ambos uma mistura de sensibilidade hindus e islâmicas. O pavilhão das mulheres de dois andares no meio de gramados maravilhosamente cuidados, com delicadas esculturas em treliça é excelente, e os estábulos especialmente construídos para elefantes são um lambrete sobre o lugar de orgulho que estes animais ocuparam durante aquele tempo. Outros pontos surpreendentes foram a Caixa Real, especialmente a Royal Mint subterrâneo, o poço para banhos e a Mahanavami Dibba – a plataforma de onde o poderoso Raya Krishnadeva, sob cuja regência o império Vijayanagar chegou ao seu ponto mais elevado – Observava os sacrifícios e procissões durante as festividades de nove dias de Navami.

Meu destino final do dia era o templo Vittala com seus cinquenta e seis pilares musicais que reverberam quando recebem leves batidas e a magnifica viga de pedra ornamentada, no pátio, da qual a criatividade, ingenuidade e originalidade puras são surpreendentes. Eu, então, passei pela maior barragem no sul da Índia, a barragem de Tungabhadra e voltei para completar as vistas das esculturas colossais de pedra que compõem os templos de Hazara Rama, Pattabhirama e Achuta Raya. À noite, atrevi-me a fazer um passeio de barquinho à aldeia Anegundi. Sentado no pequeno barco redondo que seguia levado por um único remo sobre o bramido de Tungabhadra foi ao mesmo tempo petrificante e emocionante.

Enquanto o sol se punha sobre as silhuetas das ruínas de Hampi, a tonalidade laranja lançava sua sombra sobre as pedras mudas que já testemunharam eras de ouro, deixei Hampi com uma canção em meu coração.

Cortesia da Revista India Perspectives

® http://www.fundacaomaitreya.com