Fundação Maitreya
 
Descobrir a Paz

de Kalyani Prasher

em 24 Ago 2014

  Ladaque, Jammu e Caxemira
Há algo sobre um mosteiro que exala tranquilidade. Para quem deseja visitar mosteiros, não há melhor cenário que Leh. Paisagens deslumbrantes nos cercam à medida que nos aproximamos do destino, tornando-se inesquecíveis. Para onde quer que se olhe, lá está uma oportunidade para uma foto, quer seja de rochas ou de lagos cintilantes. Pode-se fazer a escolha entre os mosteiros perto de Leh como Lamayuru, Phyang, Chemrey, Shey e Spituk, mas com um pouco mais de tempo pode-se visitar Alchi e Hemis.O mosteiro Alchi, a 70 Km de Leh, situa-se nas margens do rio Indus. Quando se parte de Leh, é recebido pela agradável surpresa de paisagens verdes. A mudança de deserto para vegetação deve-se às férteis planícies de irrigação que fazem um contraste surpreendente. Alchi Gompa é um dos mais importantes centros budistas no mundo. A cerca de 45 km de Leh fica o Mosteiro Hemis, local onde acontece o Festival anual Hemis.


É fácil encontrar um pouco de calma na Índia. Oferecemos alguns destinos que proporcionam férias perfeitas para a mente-corpo-alma.

No final da visita ao Mosteiro, pode-se encontrar a paz também viajando através do cenário deslumbrante ao longo da estrada mais alta do mundo, que leva a Khardung La, na região de Ladak. Para ser mais emocionante pode-se alugar uma bicicleta e pedalar pelos arredores.
Há algo de reconfortante em estar num lago de águas calmas em Ladak com os seus tons especiais de azul que impressionam. Dois sítios populares são Tso Moriri, 220 km e Tso Kar, 150 km ao sul de Leh, respectivamente. Os mais aventureiros podem se inscrever em Chadar Trek quando o Indus congela e se espalha como uma folha de papel. Seja viajando nas montanhas, dirigindo por paisagens deslumbrantes ou simplesmente saboreando o chá salgado local numa parada na estrada, uma viagem a Ladak é sempre memorável.

Valparai, Tamil Nadu

Situada próximo a Pollachi no alto das colinas, Valparai em Coimbatore, Tamil Nadu é pontilhada com propriedades de cultivo de chá que emprestam à sua paisagem uma uniformidade agradável à vista. Trata-se de um emocionante passeio em subidas com 40 curvas fechadas com exuberantes paisagens da Universidade de Annamalai com as colinas fazendo-lhe companhia. Em Valapari, os arbustos de chá alinham-se com as colinas em perfeita simetria e em todo o lugar se vê tons de verde que aliviam o cansaço.
A Paz encontra-se tão facilmente aqui, como senão houvesse ninguém ao redor. Pode-se visitar propriedades de cultivo de chá, circular através dos árbutos de chá ou simplesmente desfrutar da brisa fresca e verdejante. Também se pode comprar chá orgânico local, tanto o verde quanto o preto. Há belas paisagens com uma série de miradouros, incluindo o santuário do tigre, algumas represas e templos. Pode-se alugar uma bicicleta e pedalar ao longo do terreno montanhoso ou dar passeios pela paisagem serena. A maior tranquilidade chega à noite, que como névoa flutuando dos morros, cobrindo o verde com um espesso manto branco. Comer vadas e saborear o chá da região nas bancas de chá, mergulhar em sua vida para escapar da realidade e desfrutar de alguns dias agradáveis. Pollachi é famosa pelo seu açúcar mascavado e gado. Ao longo da estrada de Valparai para Pollachi, encontram-se bancas de “café de filtro” onde experimentar uma xicara de um forte café é obrigatório.
Como chegar
De avião ou apanhar um comboio para Coimbatore. A partir daqui, duas horas de carro pela estrada que leva a Valparai.

Haridwar, Uttarakhand

Haridwar é um centro para aqueles que buscam harmonia e paz. O sagrado Ganga flui por esta cidade, dando ao ar um sentimento de calma logo assim que se chega. A cidade sagrada é um local de descarte de pedras provenientes de Rishikesh. Pode-se meditar nas margens do Ganga e passar tempo consigo mesmo para a regeneração completa da mente e do corpo. As pessoas sentem-se revigoradas pela atmosfera, principalmente se são mais sensíveis à espiritualidade.
Quando a noite chega em Har Ki Pauri, o famoso Ghat onde a cidade ganha vida com a espectacular vista do Ganga aarti. Milhares de diyas iluminam a noite, orações e cânticos revitalizam o ritmo lento da cidade. Se houver uma inclinação mais espiritual não se pode deixar de visitar o Templo Kankhal Ghat, o Templo Chandi Devi, o Templo Mansa Devi e o Templo Maya Devi, também conhecido como Panchpuri.

Vários templos e ashrams ao redor da cidade são epicentros de meditação, ayurveda e bem-estar espiritual. Gurukuls aqui continuam a adoptar a tradição guru-shishya (mestre-discípulo). Também se pode optar por longos passeios nas colinas ou fazer uma caminhada para dar ao corpo um profundo shake-up. Rafting pode ser uma boa opção para os mais aventureiros. Uma boa opção é ficar em acampamentos nas margens do Ganga. A ideia é passar um tempo numa cidade que lembra as raízes da Índia. Conforme se diminui o ritmo da vida aqui, mais aumenta a oportunidade de cada um se redescobrir.
Como chegar
Voar ou apanhar um comboio a partir da cidade de Nova Delhi é a melhor maneira de chegar a Haridwar, ou ainda de carro ou de autocarro num percurso de seis horas.

Gujarate

O local de nascimento de Mahatma Gandhi está cheiro de lugares que acalma pela sua abundante beleza natural. Seja o Parque nacional Gir ou praias isoladas de Mandvi, tende-se a esquecer do tempo quando se está em Gujarate. Conforme se assentam as margens do Ahmedpur na praia Mandvi, a ilha de Diu se levanta através da faixa de água. De facto, uma vista cheia de paz.
Pode-se fazer longas caminhadas, nadar e relaxar em qualquer uma das praias ensolaradas, algumas das melhores de Shivrajpur estão perto da cidade santa de Dwarka. Não há multidões ao redor de Shivrajpur, portanto, ela é calma e pacífica. Outro canto pacífico é Rann of Kutch onde se pode ver os raros animais selvagens no Wild Ass Sanctuary, a 112 km de Ahmedabad. O santuário tem uma vasta planície de sal e pântanos do pequeno Rann of Kutch. Um safari de jipe por toda a planície deserta é uma experiência inesquecível.

Os que buscam mais espiritualidade devem fazer uma viagem para Dev Ni Mori, um importante lugar budista com escavações arqueológicas que têm a descoberto os restos de um mosteiro dos séculos três e quatro. Um baú contendo as relíquias do Buddha foi encontrado aqui recentemente, tornando-se o quinto lugar no mundo a ter as relíquias do Buddha. Também pode visitar o famoso Templo do Sol em Modhera, dedicado ao Deus Hindu Surya. É conhecido pelas suas magníficas esculturas e arquitectura.
Em Nalsarovar santuário de pássaros, espalhados ao longo de 120 km quadrados, e o destaque vai para as 360 ilhas onde se encontram muitas aves entre os juncos e vegetação aquática. Pode-se optar por um passeio de barco até ao local onde se encontram bandos de flamingos e colhereiros, íbis e outros pássaros.
Como chegar
Ahmedabad é acessível por via aérea ou por comboio. Dev Ni Mori fica a 125 km pela estrada. Para chegar a Gir precisa apanhar um comboio para Junagad e em seguida de carro ou de autocarro pela estrada durante meia hora.

Santiniketan, West Bengal

Uma cidade cujo nome significa paz não precisa muito para acolher bem, especialmente quando está ligada a Rabindranath Tagore, ganhador de um Nobel cujo pai renomeou a cidade para Santiniketan por tê-la achado extremamente calmante. Entre os mais reconhecidos centros de artes e cultura e lar de uma das mais prestigiadas escolas de arte do mundo, o Kala Bhavan, Santiniketan tem sido o lar de pessoas que querem escapar da vida cheia e barulhenta da cidade.
Pode-se visitar Upasna Griha e passar um tempo meditando no salão de oração. Pode-se assistir aos serviços nocturnos onde a luz de cem velas se encontra reflectida no vidro, de frente para uma relaxante vista. Pode-se ir até casa de Tagore, Santiniketan Griha ou à artística casa preta. A cidade tem prédios históricos associados a Tagore ou artes e é puro deleite para os amantes da cultura. Também pode optar por longos e tranquilos passeios. Caso haja interesse em plantas e árvores pode-se visitar Amra Kunja, o pomar de mangueiras. A uma curta distância a pé do complexo de Visva Bharati fica o Deer Park na floresta Ballavpur, onde pode observar-se os pássaros durante horas. E não esquecer-se o pôr-do-sol no Rio Kopai.

A poucos quilómetros da principal universidade fica Sriniketan, criada em 1922 como um centro de reconstrução rural. Pode ver-se o artesanato tradicional de kantha, bordados, couro, batik e a cerâmica que aqui são feitos. Sriniketan tem um grande campus com um edifício semelhante ao de Santiniketan. Pode-se visitar o pavilhão afresco e a Sikha Satra, uma escola para crianças carentes.
Para ir ao Festival anual Baul às margens do rio Ajay na vila Joydeb numa experiência que exaltará a Alma pode-se apanhar um táxi até Kenduli. O Festival é realizado no mês de Janeiro e centenas de Bauls, os populares trovadores errantes de West Bengal, reúnem-se de todos os estados por três dias, o ar vibra com as notas da sua música romântica.
Como chegar
Primeiro deve-se ir até Calcutá donde se segue depois para Santniketan pela estrada da Durgapur ou por comboio expresso de Gana Devta partindo da estação de Howrah.

Cortesia da Revista India Perspectives
   


® http://www.fundacaomaitreya.com

Impresso em 18/4/2024 às 16:23

© 2004-2024, Todos os direitos reservados