Fundação Maitreya

A Escrita Perfeita - Sânscrito

de Maria Ferreira da Silva

em 02 Nov 2017

Esta obra tem a vantagem de proporcionar uma viagem no tempo através dos mitos, lendas, cosmologias, personagens notáveis, filosofias e religiões, mas também a si mesmo. A viagem completa-se nesta junção do religioso e mítico, num espaço geográfico vasto e peculiar com povos de características próprias e associados às forças da natureza, que moldam a Índia na sua magnitude humana e espiritual. É um facto, que desde a beleza arquitectónica dos templos, das artes, dos festivais religiosos, à prática da meditação num āśrama, tudo convida subtilmente à espiritualidade que qualquer peregrino aspira aceitar e experienciar. Fica aqui, o registo das mais belas viagens que a Índia nos oferece; a própria Língua, o Sânscrito como Escrita Perfeita, que nos leva também às mais recônditas paragens internas, para então realizar a verdadeira vida espiritual, que cada um pode encontrar no seu próprio coração.

O Sânscrito tem esta qualidade quase mágica de elevar o pensamento, não por erudição, mas pela riqueza verbal que purifica a mente e refina a inteligência, fomentando a evolução espiritual, objectivo que faz parte do contexto para o qual esta língua foi criada. De facto, ela é muito completa, pois comporta elementos valiosos de superação humana no seu contexto superior, que é a Realização do Divino de forma inteligente.

O Sânscrito, como linguagem tem a capacidade de verbalizar toda a escalada, que, passo a passo, deve ser feita de forma consciente para a obtenção de estados de clareza mental, pois cada estado envolve palavras condutoras de compreensão, plenas de significado e de alto valor espiritual que por si só, elevam naturalmente. É a língua sagrada e que encerra o grande objectivo da vida humana que é a própria realização espiritual.

A vasta e notável literatura que esta língua desenvolveu ao longo dos séculos, baseada no percurso religioso-filosófico, impulsionou milhões de seres dentro e fora da Índia, derivado do seu forte apelo espiritual que inspira à Iluminação. Escrita desenvolvida e preparada para preservar o ensinamento sagrado, contido em fórmulas precisas e elaboradas de forma perfeita para que nada se perdesse quando pronunciadas, recitadas ou entoadas. Era transmitida oralmente de pais para filhos entre os brāhmaṇas, sacerdotes que detinham o seu conhecimento por direito divino.

Excerto da Introdução

www.publicacoesmaitreya.pt