Fundação Maitreya
  Regime Alimentar  14 Mai 2006

Saúde: Frutas e legumes reduzem risco de cancro de pulmões.

Segundo um estudo publicado pela Associação Médica norte-americana, um regime alimentar rico em frutos e legumes reduz os riscos de cancro nos pulmões. As substâncias anticancerígenas existentes neste tipo de alimentos, como espinafres, cenouras e bróculos, bem como nas frutas, seriam os fitoestrogénios, hormonas de origem vegetal, explicaram os investigadores do Centro de Cancro Anderson, da Universidade do Texas, em Houston.

Os tratamentos à base de fitoestrogénios mostraram efeitos protectores contra os tumores cancerosos, mas até agora havia poucos estudos que apontassem para as repercussões que teriam num regime adequado, em geral, e no cancro do pulmão em particular.

"O nosso estudo mostrou que os doentes afectados por cancro nos pulmões tinham tendência a consumir quantidades mais baixas de fitoestrogénios que as pessoas que se encontravam de saúde", disse Matthew Schabath, um dos investigadores.

Estas hormonas revelaram-se benéficas para o homem e para mulher, tanto para os não-fumadores como para os fumadores, embora o impacto fosse menos evidente nos casos de fumadores há longos anos. É um alerta para aqueles que querem deixar de fumar, ou pelo menos reduzirem para metade o seu consumo, se tiverem uma alimentação rica em frutas e legumes.

Impresso em 27/4/2024 às 12:15