Fundação Maitreya
  Alterações no Clima  02 Jul 2006

Bacia mediterrãnea, a região mais afectada.
Um relatório internacional produzido por 16 institutos de investigação europeus publicado pela revista Science, alerta que a bacia mediterrânea e as regiões alpinas serão, no continente europeu, as zonas mais afectadas por um aquecimento climático no século XXI.
Esta informação baseia-se no estudo mais detalhado de sempre sobre o impacto do aquecimento climático da Europa ocidental no ambiente e nas populações até 2080.
Segundo os investigadores "de todas as regiões europeias, a bacia mediterrânea parece ser a mais vulnerável a um aquecimento global do clima", num cenário em que a subida das temperaturas e a diminuição das precipitações provocarão carências de água.
"As consequências serão secas, incêndios florestais, deslocação para norte de variedades tradicionais de árvores e perda de terrenos agrícolas", concluem.
O aquecimento climático irá também modificar a cobertura de neve nos Alpes. Diz o estudo, que a neve cairá nas próximas décadas mais frequentemente a partir de 1.500 a 1.700 metros, quando actualmente neva a partir de 1.300 metros.
Nos Alpes suíços, por exemplo, as superfícies esquiáveis deverão diminuir dos 85 por cento actuais para 63 por cento, estimam os investigadores.
O estudo, que abrange 15 países da União Europeia, a Suíça e a Noruega, prevê um aumento das temperaturas médias entre 2,1 e 4,4 graus Celsius até 2080.
Para minimizar o impacto dos gases com efeito de estufa, como o dióxido de carbono, que uma grande maioria de cientistas pensa que contribuem para o aquecimento da atmosfera, a União Europeia defendeu a aplicação do Protocolo de Quioto sobre a redução dessas emissões poluentes.

Impresso em 27/4/2024 às 7:48