Fundação Maitreya
  Os efeitos do álcool na saúde  27 Jun 2006

Congratulamo-nos, com a notícia vindo a público sobre os efeitos do álcool na saúde, explicado por um médico, o psiquiatra Aníbal Fontes.
“Quanto mais cedo se começar a consumir bebidas alcoólicas mais graves serão as consequências. O álcool reduz a esperança de vida, mas também o campo visual. Os tempos de reacção diminuem em vários segundos”. Diz ainda o médico: “uma pessoa alcoólica basicamente é alguém que tem necessidade de beber, que deixou de ter a liberdade de escolha. Ao ponto de já não passar uma manhã sem ansiar pela hora de almoço para beber vinho ou cerveja”.
“Uma pessoa que bebe ao almoço, ao lanche e ao jantar não mostra sinais de embriaguez, mas está intoxicado durante o dia todo”.
A perda de qualidades: “É um processo relativamente lento quando comparamos com a heroína, mas cada vez se conhecem mais alterações no sistema nervoso. Os neurotransmissores, principalmente, mas, quase que não há áreas que estejam incólumes aos efeitos do álcool. Com o tempo, o dependente do álcool vai perdendo a capacidade de concentração, de resposta e a de coordenação motora”.
Segundo os dados da Organização Mundial de saúde o álcool é a quarta causa da morte em Portugal.
Revista, Sábado de 22 de Junho.

Impresso em 27/4/2024 às 6:26